A Prefeitura de Gurupi, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura, iniciou nesta quinta-feira (21), a construção das calçadas e rampas de acessibilidade em vários pontos da cidade, respeitando o que diz o código de mobilidade urbana e acessibilidade. O intuito é que os cadeirantes possam transitar de forma segura.

“O Plano de Mobilidade Urbana é uma lei federal e o Município está se ajustando a ela. É importante que todos os moradores adequem suas calçadas, pois a acessibilidade trás segurança às pessoas com necessidades especiais, garantindo o direito de ir e vir”, afirmou o Secretário de Infraestrutura de Gurupi, Gerson Oliveira.

Cidadão consciente:

Gurupi está crescendo, recebendo investimentos e melhorando a qualidade de vida da população. Muitas áreas no munícipio estavam irregulares, uma delas é justamente a forma como as calçadas foram construídas, sem planejamento e de maneira desarmônica.

Ainda de acordo com o Secretário, regularizar essas situações é um dos objetivos da Prefeitura de Gurupi, justamente para manter a ordem e seguir o que diz o Código de Postura da cidade. “Nosso pedido é que a comunidade também faça a parte dela. Em algumas vias, como na Avenida Pará, onde existe essa dificuldade de acessibilidade aos cadeirantes, já conversamos com os moradores e demos um prazo a eles para adequar as suas calçadas”, explicou.

O objetivo é que os próprios donos realizem esse trabalho, pois ficará mais barato e evitará que a prefeitura tenha que executar o serviço, pois isso irá gerar uma taxa de R$ 74,00 (Setenta e quatro reais) por metro quadrado.

Fernando Vieira/Secom