A Prefeitura de Gurupi, por meio da Secretaria Municipal da Saúde, realizou o 2° Mutirão de Oftalmologia, no Ambulatório do Centro Universitário UnirG. A ação iniciou na segunda-feira (16) e encerrou nesta quarta (18), resultando em 892 atendimentos. É a segunda vez que o mutirão é realizado neste ano.

De acordo com a Coordenadora do Complexo Regular de Exames da Saúde em Gurupi, Sirley Alves Urzedo, o objetivo do mutirão é atender todos os pacientes, principalmente aqueles que aguardam há muito tempo por atendimento. “Já foi feito um primeiro mutirão em 2017. Por causa da alta procura de Gurupi e região foi que decidimos fazer a segunda edição, para atender a demanda acumulada”, disse.

No mutirão de oftalmologia, foram oferecidos consultas, exames e até encaminhamentos, em alguns casos, para cirurgias de catarata e pterígio. “Os pacientes que precisarem de cirurgia serão direcionados para a clínica YANO, nossa contratada para fazer os procedimentos cirúrgicos oftalmológicos. Nossa previsão é que esses procedimentos sejam encerrados até o final do ano”, afirmou a Coordenadora do Tratamento Fora de Domicílio (TFD), Háffila Aires de Almeida.

A aposentada Dolores Pinheiro de Souza, foi atendida no mutirão e afirmou que gostou da agilidade no atendimento. “Eu acho muito importante esse tipo de ação porque a gente ganha muito tempo, é atendido sem demora e a saúde não espera. Eu passei por cirurgia e hoje fiz apenas uma revisão, pra saber se terei que usar óculos ou só a limpeza da lente”, disse a aposentada.

Atendimentos

Segundo os dados da Secretaria Municipal da Saúde, no 1° Mutirão realizado no mês de junho deste ano, foram atendidas 717 pessoas. Já nesta segunda edição, foram 892 pessoas, resultando em 1.606 atendimentos no total, com as duas ações em 2017.

Fernando Vieira/Secom