Geral|

Compartilhe:

Os jovens gurupienses agora terão mais acesso a transporte, cultura, esporte e lazer, pois foi lançado na manhã desta quarta-feira (18) em Gurupi, o programa Identidade (ID) Jovem. O benefício garante meia-entrada em eventos artísticos, culturais, esportivos e vagas gratuitas ou com desconto de 50% em viagens interestaduais de transporte coletivo.

Segundo a Diretora Municipal de Esporte e Juventude, Jaciara Aguiar, o evento teve como objetivo esclarecer dúvidas sobre o ID Jovem e iniciar os cadastros. “No lançamento nós tivemos uma palestra explicando sobre os benefícios do programa e já confeccionamos na hora, os cartões para os jovens que preenchiam os requisitos e estavam com os documentos pessoais em mãos e atualizados”, disse.

O estudante de artes cênicas, Roberto Carlos, diz que pretende usar o benefício para viagens interestaduais, já que ele viaja pelo menos uma vez ao ano, para São Paulo, onde participa de especializações do seu curso. “Eu soube da reunião e chegando aqui fui informado que o ID Jovem é uma lei muito importante de benefício à juventude brasileira , pois são vários benefícios que temos direito”, disse.

Requisitos


Para se cadastrar no programa ID Jovem, é necessário ter entre 15 e 29 anos de idade, estudante ou não, com renda familiar até dois salários mínimos. É preciso estar inscrito no Cadastro Único do Governo Federal, com informações atualizadas há pelo menos 24 meses e ter em mãos o Número de Identificação Social (NIS).

Há duas formas de emitir a ID Jovem: uma delas é pela internet, acessando o site da ID Jovem e preenchendo os dados solicitados para gerar o cartão. Em seguida, imprimir o cartão e apresentá-lo no momento da compra do ingresso ou passagem, acompanhado de um documento oficial com foto.

A outra forma é baixar o aplicativo ID Jovem, preencher o NIS e os dados solicitados para gerar o cartão virtual. Nesse caso não é necessário imprimir, apenas apresentar a imagem do cartão dentro da validade na tela do celular no momento da compra do ingresso ou passagem.

O cartão da ID Jovem virtual ou impresso tem validade de 180 dias. Após esse período é necessário revalidar o documento pelo aplicativo ou no site. “Para mais informações basta procurar um Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) mais próximo ou a Diretoria de Esportes e Juventude de Gurupi”, afirmou Jaciara.

Fernando Vieira/Secom

Comments are closed.

Close Search Window