Sendo a terceira maior cidade do Tocantins, Gurupi tem crescido, e por causa disso, tem regualizado várias áreas irregulares na cidade. Para que o progresso continue ainda mais rápido, a Prefeitura está fazendo a reestruturação das calçadas da cidade, que em alguns pontos estão sendo refeitas e até recebendo nova construção, tudo em obediência a lei de acesso à acessibilidade.

O município está fazendo esse serviço conforme estabelece a norma da ABNT: 9050/2004, que diz sobre acessibilidade a edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos. Em Gurupi, várias calçadas foram construídas de forma irregular, sem acesso a cadeirante e com altura desproporcional. A cidade fará 59 anos e boa parte de suas edificações não seguiram um padrão só. Uma falha de gestões passadas que agora precisam ser corrigidas.

A justiça também acompanha esse processo e pede a Prefeitura agilidade. Gurupi tinha um código de postura antigo, defasado e que precisou ser atualizado.

Melhorias e Conscientização do Cidadão

As benfeitorias já começaram, e as principais avenidas, como: Pará, Goiás e Maranhão são as primeiras a receber o beneficio.

O diretor de Arquitetura, Acessibilidade e Urbanismo de Gurupi, Daltro de Deus, explica que é dever do próprio morador, regularizar a situação das calçadas. O serviço feito pelo morador ficará mais barato do que se for executado pela própria Prefeitura, já que o Executivo precisa seguir um tabela nacional.

“Teremos que fazer todo o rebaixamento das calçadas, torná-la acessíveis aos portadores de necessidades especiais e reestruturar tudo o que estiver sobre elas, como lixeiras, sinalização de trânsito, orelhões entre outros. Postes, orelhões e qualquer objeto que estiver sobre as calçadas são de responsabilidade de cada empresa”, explicou Daltro de Deus. A prefeitura está notificando com antecedência cada morador para que façam o serviço.

Por: Clifton Morais