A Matemática foi escolhida como tema da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SICTEG) 2017, e o estudante Ariel Lemi de apenas nove anos fez o trabalho dele totalmente voltado ao assunto. Ele é estudante da Escola Municipal José Pereira e criou uma empresa sobre jogos de matemática. O garoto empreendedor também está vendendo os brinquedos criados por ele e colegas da turma.

“Matemática está no meu sangue e também descobri que empreender é muito importante para sermos diferenciais. Para quem tem filhos, criei números de papel confeccionados que podem ser usados para ensinar, tabuleiros de papel, jogos entre outros. Tudo usando a matemática. Estou amando a experiência” disse o estudante.

Os amantes da saúde, também vão conhecer um pouco sobre a atuação de alguns cursos, como a equipe de uma turma de enfermagem da UnirG. Eles estão realizando orientação sobre procedimentos que são tomados quando uma pessoa está com sinais de parada cardíaca. “A enfermeira Lorena Aparecida, explica que os alunos fazem simulação de como deve proceder em casos como esses e também orientam a população sobre os primeiros cuidados que podem tomar quando alguém próximo está tendo uma parada”.

Além de palestras sobre saúde, educação administração entre outras, durante O INOVA, também tem pontos literários, de amostras tecnológicas como exposição de robôs, apresentações acadêmicas etc.

O SICTEG é uma ação da Prefeitura de Gurupi, articulada pelo Programa InovaGurupi. Também são parceiros: UNIRG – UFT – IFTO – SEDEN – SEBRAE SINDICATO RURAL DE GURUPI.

Na noite da terça-feira (26) aconteceu à abertura oficial e teve a palestra Magna com o administrador e palestrante internacional, Mauricio Shcneider, onde falou sobre Inovação na Educação Empreendedora. A abertura também contou com a participação de várias autoridades como a Senadora Katia Abreu, Deputado Estadual no Tocantins, Paulo Mourão entre outros.

“Reafirmo o convite para que a população participe desse evento tão importante. Vamos INOVAR, trocar experiências, mostrar o que tem de novo. A Prefeitura é uma grande incentivadora desse projeto. Até a próxima sexta-feira 27, temos muito a realizar durante a Semana Integrada”, reforçou a Secretária da Ciência, Tecnologia e Inovação de Gurupi, Keila Iwasse Evangelista.

A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SICTEG) está acontecendo no pátio do Campus I, da UnirG.

Por: Clifton Morais/Secom