O primeiro dia da programação de aniversário dos 59 anos de Gurupi está sendo recheado de muitas programações. A primeira obra entregue à comunidade foi o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), Manoel Alves Lustosa “Nezinho Guida”, no bairro Vila Iris.

A Inauguração foi realizada as 08h00 dessa quarta-feira (08), na rua H, Qd, 29, Setor Vila Íris (Setor Malvinas). A estrutura recebeu um novo espaço físico, totalmente reformado e adequado às instalações dos programas sociais.

“Cada ano que passa, estamos dando passos importantes. A entrega de obras como a do CRAS do Vila Íris e mais outras que serão entregues durante o aniversário de Gurupi é a prova disso. Também fizemos questão de homenagear personagens importantes da nossa cidade que contribuíram muito para Gurupi”, disse o Prefeito, Laurez Moreira.

Homenagem

O CRÁS do bairro Vila Iris, levará o nome do senhor Manoel Alves Lustosa, mais conhecido em Gurupi, como “Nezinho Guida”. Ele nasceu no dia 12 de março de 1922 em Alto Parnaíba – Maranhão e veio morar no Tocantins quando ainda era Goiás. Nezinho tinha apenas 18 anos quando mudou para Miracema. Em 1953 resolveu conhecer Gurupi, juntamente com a esposa, dona Maria da Conceição Alves e os filhos. Eles gostaram do lugar e resolveram permanecer. Na época, Gurupi tinha apenas nove casas.

Guida comprou fazendas na região e comércios na cidade onde trabalhava com secos e molhados. Ele teve oito filhos: Adalgiza Maria Lustosa Dourado, Antônia Lustosa Dourado Terra, Adão João Lustosa Dourado, Jeová Lustosa Dourado, Eva Maria Lustosa Cabral, Tomasia Alves Dourado Silva, José Lustosa Dourado e Maria Olinda Alves Dourado. Manoel Alves faleceu no dia 01/01/2011.

Mais inaugurações

A partir das 17h00, será inaugurado a Unidade Básica de Saúde (UBS), “Clara da Mota e Silva”, no setor Jardim dos Buritis. As 18h00 a UBS entregue a comunidade será a unidade “Ulisses Moreira Milhomem”, no Setor Pedroso.

As 19h00 o prefeito entregará a população o Centro de Atendimento Psicossocial Álcool e Outras e Drogas (CAPS ADIII) “Delfino Brito Aguiar”, também no Setor Pedroso. Já às 20h00, 450 escrituras serão entregues no bairro Vila Independência.