Com o intuito de estimular as crianças do presente a serem os pesquisadores e empreendedores do futuro, a Prefeitura de Gurupi, por meio do Programa Inova Gurupi, da Secretaria Municipal de Educação e Secretaria Municipal de Ciência e Tecnologia lançou na manhã desta quarta-feira (23), o programa Letramento Científico. O lançamento foi realizado na Escola Municipal Antônio Lino de Souza.

O Projeto conta com a parceria das Instituições de Ensino Superior de Gurupi: Centro Universitário UnirG, Universidade Federal do Tocantins (UFT) e Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins (IFTO). As instituições cederão os seus laboratórios para as crianças viverem experiências científicas acompanhadas por pesquisadores. Cada Instituição terá um membro coordenador do projeto.

Os encontros com as atividades serão quinzenais e intercalados entre as três IES participantes com duração de um ano letivo. As sequências didáticas, ou seja, o conteúdo de cada encontro, serão construídas por professores e acadêmicos voluntários de cada IES.

Segundo a Coordenadora do Programa Inova Gurupi, Adriana Terra, o Letramento Científico é um projeto piloto que será implantado a princípio para 40 alunos do 1° ano do ensino fundamental da Escola Municipal Antôniio Lino de Souza. Mas a proposta é expandir o projeto para as demais escolas do município.

“O objetivo é formar o pensamento científico na cabeça das crianças a partir dos 6 anos de idade, para isso, elas irão para os laboratórios das 3 instituições de ensino superior e farão experimentos científicos de diversas áreas do conhecimento juntamente com os pesquisadores dessas instituições”, explicou Adriana.

A Secretária Municipal de Ciência e Tecnologia Keila Iwasse, esteve presente no lançamento do projeto Letramento Científico e enalteceu a iniciativa. “Ações como esta são de fundamental importância para o desenvolvimento de uma região. Nada melhor do que investir no futuro, ou seja, nas crianças, oferecendo essas experiências inovadoras e vivência em laboratórios tornando o processo educacional prazeroso e significativo para elas”, disse Keila.

O Secretário Municipal de Educação Eurípedes Fernandes, citou a importância do projeto nas escolas municipais. “Estamos colhendo bons frutos nas nossas escolas através da ciência, tecnologia e empreendedorismo. E queremos sensibilizar cada vez mais os diretores e professores, para que invistam em seus alunos, estimulem sua criatividade e explorem o seu potencial, para que os alunos se sintam motivados a estudar mais”, afirmou Eurípedes.