Com o intuito de oferecer uma melhor qualidade de vida aos idosos gurupienses, a Prefeitura de Gurupi por meio da Secretaria de Juventude e Esportes e o projeto Esporte para Todos está desenvolvendo atividades de lazer para a turma da melhor idade regularmente na Praça da Bíblia, no Setor Sol Nascente. E a expectativa é ampliar o projeto para mais espaços públicos da cidade já no próximo mês.

Segundo o Secretário Municipal de Juventude e Esportes, Antônio Carlos Pakalolo, o projeto Esporte para todos visa promover a inclusão por meio do incentivo a todas as modalidades esportivas para todas as idades. “É muito importante que nossos idosos tenham esses momentos de atividade física e, além disso, existe a interação entre eles e com isso, vivem bem melhor, essa é a proposta do Esporte para Todos, incentivar a prática de exercícios físicos desde as crianças até os idosos”, explicou Pakalolo.

O secretário afirmou também que a Prefeitura em breve irá disponibilizar aos idosos ainda mais equipamentos e acessórios como colchonetes, halteres e faixas elásticas para a prática das atividades físicas.

Extensão das atividades

Segundo a coordenadora da atividade com os idosos, a Professora de Educação Física Izaltina Gales, hoje o projeto atende 90 idosos assíduos, de vários setores de Gurupi, divididos em três turmas que participam das atividades na Segunda, Quarta e Sexta-feira das 07h as 08h na Praça da Bíblia. Mas já no mês de julho, as atividades com os idosos serão expandidas e acontecerão também na Praça Henrique Santana do Centro Cultural Mauro Cunha e no Centro Olímpico Edilberto Moreira.

“A ideia é atender o maior número de idosos possíveis em Gurupi, levando esse momento de atividades físicas e qualidade de vida para mais pontos da cidade. Para quem quiser participar, é só levar os documentos pessoais e se cadastrar na Secretaria Municipal de Juventude e Esportes”, disse Izaltina.

A programação inicia com uma oração, depois alongamento acompanhado de um fisioterapeuta, seguido das atividades e exercícios físicos onde são utilizados os aparelhos de academia voltados à melhor idade instalados pelo município na praça. Técnicos de Enfermagem também participam aferindo a pressão dos idosos.

A Dona de casa Eva Azevedo, de 59 anos, moradora do Jardim Eldorado, sempre participa das atividades nas quartas-feiras e comentou sobre os benefícios que tem colhido e feito diferença no seu dia a dia. “Vindo aqui eu me sinto muito melhor durante o restante do dia e até mesmo da semana, pois fico mais disposta, alegre e me sinto muito mais saudável”, relatou.