Para dar as boas-vindas aos novos merendeiros aprovados no concurso público da Educação Municipal de Gurupi e discutir sobre as boas práticas na manipulação dos alimentos está sendo promovida uma capacitação entre os dias 23 e 25 na Escola Municipal Antônio de Almeida Veras.

A abertura do encontro nesta segunda-feira, 23, foi feita pela coordenadora de Inspeção Escolar, Zeli Aguiar, que discutiu sobre as relações interpessoais e motivação. A coordenadora destacou sobre a capacidade pessoal e a necessidade de desenvolver os pontos fortes que cada pessoa tem, assim como trabalhar para melhorar os pontos fracos, e valorizar a disciplina.

Após a palestra de abertura, os novos profissionais assistiram à palestra com o tema “Segurança Alimentar – Boas Práticas para Merendeiras”, com a consultora Viviane Tenório. Viviane, que é formada em Relações Públicas, com especialização em hotelaria e segurança alimentar, iniciou seu trabalho com a dinâmica de apresentação.

O trabalho de Viviane será preparar os novos merendeiros para manipular os alimentos de forma adequada, mas também abordará a questão da ética, do trabalho em equipe, da doação porque vão trabalhar com crianças, que na maioria são carentes, e as principais refeições são feitas nas Escolas. “Nosso desafio maior nem é fazer com que essa nova equipe aprenda a fazer os alimentos em grande quantidade, mas fazer com que elas entendam que as crianças precisam muito mais do que alimento, precisam de atenção, orientação, disciplina e carinho”, comentou.

Sobre as boas práticas na manipulação dos alimentos, ela destacou a importância de discutir esse assunto, pois hoje existem catalogadas 250 tipos de doenças de origem alimentar, ocasionadas pela má manipulação, sendo que algumas delas levam à morte. “Nosso principal objetivo é que nas cozinhas das escolas os alimentos sejam preparados com segurança. O alimento precisa ser atraente, saboroso, mas principalmente seguro para as crianças e adolescentes”, enfatizou.

Ela também comentou que muitos têm maneiras adquiridas em casa e que não sabem que podem ocasionar doenças e esse treinamento vai focar nessas atitudes. “Sabemos que é mais fácil ensinar a cozinhar, do que ensinar a ter atitudes corretas na manipulação dos alimentos, como por exemplo, não colocar o pano de prato no ombro, não usar a mesma tábua para manipular alimentos cozidos e crus; não fazer várias atividades ao mesmo tempo, como por exemplo, recolher o lixo e voltar para a manipulação de alimentos; não deixar a porta do refrigerador aberta por muito tempo; não guardar ovos na porta da geladeira, isso porque geralmente o ovo traz salmonela e quando eu abro a porta da geladeira eu promovo um deslocamento do ar, então aquela bactéria que pode estar no ovo vai para os outros alimentos que estão na geladeira. Os ovos devem ser acondicionados em um recipiente fechado. Queremos promover mudanças de hábitos para oferecer um alimento seguro”, destacou.

Novos merendeiros

Entusiasmada a nova merendeira, Heliane Santiago, destacou ser maravilhoso participar do encontro, que além de ser um momento para adquirir conhecimentos é também uma oportunidade de conhecer e interagir com os colegas. “Embora ainda não tenha trabalhado como merendeira, tenho bastante experiência nessa área de alimentos e estou aberta a aprender mais e mais. Estou muito feliz com esse meu novo trabalho e vou oferecer o meu melhor para que possamos proporcionar uma merenda de qualidade às crianças e adolescentes”, assegurou.

Emílio Gonçalves, também integra a equipe, e ele que foi lotado para o Centro Municipal de Educação Infantil Tânia Scotta está animadíssimo com o novo desafio. “As crianças podem esperar uma merenda gostosa e feita com muito carinho, pois faremos como se fosse para nossos filhos”, prometeu.

Ele ainda relatou que está cheio de expectativas para a nova missão e quer conseguir superar-se. Esse encontro segundo ele, é importante para garantir aos aprovados um bom exercício das atividades.

Foram convocados 52 merendeiros. Essa capacitação integra o projeto Educa Gurupi, que tem como foco potencializar as ações do ensino aprendizado, com propostas inovadoras e de integração.

Heliana Oliveira/Secom