Na tarde desta quarta-feira (04), aconteceu a solenidade de lançamento oficial dos projetos “Mulheres da Paz” e “Protejo”. O evento aconteceu no pátio do 4° Batalhão de Polícia Militar e contou com a presença do Prefeito de Gurupi Laurez Moreira. Na ocasião houve assinatura de um termo de cooperação técnica por parte da Prefeitura Municipal e Governo do Tocantins para a execução das atividades.

Mulheres da Paz

O Projeto “Mulheres da Paz” consiste em capacitar 50 mulheres de vários bairros de Gurupi a se tornarem mediadoras sociais, lideranças em suas comunidades, para construção e fortalecimento de redes sociais de prevenção e enfrentamento da violência doméstica e urbana. Cada uma delas receberá camisa, boné, lanche e bolsa auxílio de R$ 190 mensais repassados pelo Governo Federal, durante um ano.

Protejo

O “Protejo” tem por objetivo fomentar a realização de atividades de formação voltadas à prevenção e redução dos índices de violência e criminalidade, através do atendimento de jovens em situação de vulnerabilidade social. São 75 jovens que receberão camiseta, boné, lanche e bolsa auxílio no valor de R$ 100 mensais pagos pelo Governo Federal durante um ano.

Segundo o Coordenador de Polícia Comunitária do 4° BPM, Capitão Thiago Monteiro, a parceria entre Governo, por meio da Secretaria de Segurança Pública e Polícia Militar e a Prefeitura de Gurupi por meio da Secretaria Municipal do Trabalho e Assistência Social, visa formar lideranças e mediadoras sociais para, de forma preventiva, auxiliar na segurança pública do município. “Os projetos trazem um retorno positivo para o município por atuarem na prevenção à criminalidade”, explicou Monteiro.

“São dois projetos de fundamental importância para nossa cidade e tem meu total apoio, pois precisamos construir uma cidade cada vez mais segura e livre da violência, para isso, o trabalho preventivo se torna a principal ferramenta”, disse o Prefeito Laurez Moreira, que aproveitou a ocasião para parabenizar os jovens e mulheres participantes dos dois projetos.

“As atividades serão realizadas no Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) Nezinho Guida no Setor Vila Íris, onde a Prefeitura ofereceu toda a estrutura para a realização das atividades dos dois projetos”, afirmou o Secretário Municipal de Assistência Social Silvério taurino, o Dida Moreira.

Um dos adolescentes participantes do Protejo é o Guilherme Ferreira, de 15 anos. “Achei o projeto interessante e resolvi participar, lá temos várias atividades sobre prevenção às drogas, praticamos esporte, e isso já está mudando minha vida, pois já estou pensando no meu futuro e o que quero fazer de bom para a sociedade, sendo um cidadão honesto e me tornar um médico”, contou Guilherme.

A Professora Claudenira Almeida é uma das participantes do “Mulheres da Paz”. “Está sendo muito rica a capacitação, estamos aprendendo muitas coisas e vamos atuar diretamente com 12 famílias nos setores em que moramos, trabalhando com essas famílias em vulnerabilidade social e ajudando de diferentes formas, pois contamos com vários profissionais da psicologia, advocacia e assistência social”, relatou Claudenira.

Os projetos são fruto de convênio entre o Governo Federal, por meio do Ministério da Justiça, e o governo estadual, por meio da Secretaria de Estado da Segurança Pública (Assessoria de Polícia Comunitária), com parceria entre o 4° BPM e a Prefeitura de Gurupi, por meio da Secretaria Municipal do Trabalho e Assistência Social.

Ainda segundo o Capitão Thiago Monteiro, Gurupi é o único município da Região Norte do Brasil a ser contemplado com essa edição dos projetos.