Geral|

Compartilhe:

Esse sábado, 18, é dia de pensar e agir em função do futuro das crianças de 01 ano a menores de 05, pois é dia D de vacinação contra Sarampo e Poliomelite. Para garantir um futuro promissor é preciso pensar em saúde e prevenção e para isso é tão importante vacinar as crianças.

E durante todo esse sábado as 13 unidades básicas de saúde, Policlínica e dois postos volantes, um no setor Campo Belo e outro no Industrial, estão abastecidos com as doses para atender a demanda de Gurupi.

A abertura do Dia D aconteceu na Unidade de Saúde do setor Pedroso, onde as crianças estavam sendo recepcionadas por um palhaço, com algodão doce, balas e um cantinho para tirar fotos com o Zé Gotinha.

O enfermeiro responsável pela unidade, Tarssio Rodrigues, lembrou a importância dos pais levar as crianças ao pontos de vacinação, pois tanto o sarampo e poliomielite comprometem a vida das crianças e podem levar até a morte.

A coordenadora da Imunização da Secretaria Municipal de Saúde de Gurupi, Flaviane Teles, lembra que em algumas regiões do país foi detectado a volta do sarampo e isso exige dos pais a responsabilidade de levar as crianças para receber as doses para não correr o risco de contágio.

Quem recebeu o chamado e logo cedo foi ao posto de saúde, foi a Maria Vieira, mãe do pequeno Joao Miguel Vieira, de 02 anos. Ela ressalta a importância dos pais estar em alerta e não deixar passar em branco as datas de vacinar os filhos.

Geverson Moura, pai do Gean Lucas, também quis garantir as doses ao filho logo cedo e aproveitou e foi ao posto de saúde às 8h. Comentou sobre a responsabilidade de garantir um futuro saudável ao filho. Já Gean Lucas, aproveitou para tirar fotos com o Zé gotinha e se deliciar com o algodão doce.

E um pouquinho de medo geralmente faz parte e para confortar a pequena Eloá Pires, a avó Romilda Pires a acompanhou ao posto de vacinação. “Ela está com medo, mas disse que vou segurar a mão dela e que vai ser rapidinho”, comentou acrescentando que independente da criança sentir medo ou não querer receber a dose, os pais têm que estar conscientes e não deixar de vacinar os filhos.

Para Gurupi, foram disponibilizadas pelo Ministério da Saúde 4.925 doses contra a poliomielite e 4.920 doses contra a Tríplice Viral (sarampo, caxumba e rubéola) e a meta é vacinar 4.917 crianças. Os pais que não levar à criança nesse sábado, 18, poderão procurar uma unidade de saúde até o dia 31 de agosto.

A campanha de vacinação integra o Projeto Saúde Humanizada que visa oferecer serviços de qualidade de forma que a população tenha satisfação em usufruir.

Heliana Oliveira/Secom

Comments are closed.

Close Search Window