A Prefeitura de Gurupi também investe em arte e cultura. A exemplo disso ocorreu na noite de ontem, 16, um recital musical com os alunos dos cursos de música, instrumentos de corda e sopro do Centro Cultural Mauro Cunha, que apresentaram a comunidade o resultado de parte do trabalho que é realizado pela Secretaria Municipal de Cultura. O evento também marcou o início das atividades do Centro Cultural.

“Esse é um momento em que apresentamos aos novos alunos um pouco do que realizamos na secretaria de cultura, e com isso ganhamos a atenção deles para que participem dos nossos eventos e atividades, e futuramente se tornem grandes talentos”, declara a secretária de cultura, Zenaide Costa.

Uma das atrações da noite foi o aluno Victor Collins, que se apresentou juntamente com seus colegas. Em março do ano anterior ele se apresentou no programa global Caldeirão do Huck, se tornando um destaque nacional para o município de Gurupi.

“A secretaria de cultura vem realizando um ótimo trabalho, ela está ajudando no desenvolvimento da cultura na nossa cidade e realizando sonhos. Eu fui ao programa Caldeirão do Huck graças a esse trabalho, porque antigamente eu não tinha visibilidade. Aprendi a compor, a cantar, a tocar, e por isso pude me destacar. Sou grato pela ajuda e empenho nesse sonho”, externa.

O Recital Musical faz parte das ações desenvolvidas pela secretaria de cultura, por meio do Projeto Cultura e Arte por toda parte, que tem como foco o desenvolvimento dessas duas áreas na região.

Para o professor de música, Thiago dos Anjos, esse evento tem grande relevância, pois vai ao encontro dos objetivos do projeto Cultura e Arte por toda parte, além de promover a evolução do conhecimento. “Esse evento foca no desenvolvimento das crianças e adolescentes por meio da arte e cultura, e dá incentivo, para que haja integração e um direcionamento a uma educação mais efetiva no meio da juventude”, enfatiza.

A dona Aline Mendes, mãe de uma das alunas do curso de violão, ficou emocionada ao ver as apresentações. “Estou muito feliz, é um orgulho ver minha filha se apresentando. Essa é uma oportunidade e um incentivo para os jovens crescerem”, disse.

“É sempre bom desenvolver projetos como esse, porque estamos tirando crianças da rua, estamos dando oportunidades. É gratificante, quando vemos uma criança chegar à secretaria de cultura sem saber fazer uma nota e em pouco tempo ela estar se apresentando brilhantemente num recital. E vamos continuar trabalhando, para levarmos cultura e arte à todas as nossas crianças”, afirma o diretor municipal de cultura, Silon Santos.

Os cursos ofertados pela secretaria de cultura, no centro cultural Mauro Cunha são gratuitos e todas as crianças com idade entre 7 e 18 anos, que estejam cursando ensino fundamental e médio podem participar. Para se inscrever é preciso o responsável comparecer ao Centro Cultural com documentos pessoais próprios e da criança, juntamente com a declaração escolar da mesma.