“Celebrando a Educação em Museus” é o tema da 14ª Primavera dos Museus, que acontece de 17 a 21 de setembro, na Biblioteca Pública Municipal Professora Deusina Martins Ribeiro, em Gurupi-TO.

O evento organizado pelo Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM) conta com programação em centros culturais e museus de todo o Brasil e a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Gurupi não poderia deixar de integrar esse evento em suas ações.

A temática deste ano põe em evidência uma das principais missões do museu: educar e contribuir no despertar de interesse para diferentes áreas do conhecimento, a vida em sociedade, a importância das memórias e o valor do patrimônio cultural musealizado.

Dentre as atividades da programação estão palestras, uma delas com o tema “Preservação da memória de um povo: reflexões”; visita guiada pelo museu; contação de histórias; rodas de debates; oficinas de artesanatos; e muito mais.

“A secretaria de cultura e turismo vem desenvolvendo atividades voltadas para a prática Museal desde 2014, e é perceptível o aumento da participação da comunidade gurupiense nos eventos, bem como no interesse pela memória preservada”, afirma a secretária de cultura e turismo, Zenaide Costa.

“Momentos como esse propiciam vivências diversas e trocas constantes de conhecimentos e experiências, os museus e centros de cultura são permeados pela educação, e a sua prática desempenha importante papel na valorização da história e preservação da memória”, declara o Prefeito de Gurupi, Laurez Moreira.