Os gurupienses acordaram cedo nessa sexta-feira, 07, para prestigiar o tradicional Desfile Cívico em comemoração aos 196 anos da Independência do Brasil. As atividades iniciaram em frente à prefeitura com o hasteamento das bandeiras, revista das tropas militar e apresentação dos hinos.

Na avenida o que se viu foi bastante criatividade e empolgação de toda a rede escolar. As 17 escolas municipais, juntamente com uma conveniada e três estaduais, além da Colégio Militar de Palmas e das entidades “Ação Paraçônica Juvenil do Grande Oriente”, “Ordem Demolay”, “Desbravadores”, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros, encheram o público de orgulho.

A primeira escola a entrar na Avenida foi a Agripino de Sousa Galvão que apresentou o tema “O Brasil que Queremos”, trazendo uma discussão do que pode ser feito para um país melhor. Valorizar o que é cidade é muito importante, e quem trouxe essa reflexão foi a Escola Eliseu de Carvalho, que em uma das alas representou pessoas que tiveram destaque nacional, como o prefeito Laurez Moreira, os músicos Almeron e Fernandinho do Cavaco, Vitor Collins, Yana Camargo, Douglas Oliveira, entre outros. Algumas escolas decidiram trazer ao público discussões sobre violência e paz, feminicídio, afrodescendência, cultura indígena, a cultura popular do Tocantins e tantos outros temas.

Além de temas atuais, algumas unidades escolares brincaram com o imaginário das crianças, como o Centro Municipal de Educação Infantil Tânia Scotta, que atende crianças de 01 a 04 anos, e que veio com o tema “Era uma Vez”, com o objetivo de levar as crianças ao mundo da fantasia. E nessa hora os pais ficam todos orgulhosos, como Olívia Rodrigues que estava acompanhando a filha, Alexia Rodrigues, que estava fantasiada de Cinderela. “Está tudo lindo e é tão bom ver essa organização para oferecer a nossos filhos um dia especial, porque hoje ela está aqui se sentindo orgulhosa, inclusive, perdeu toda a timidez”, disse a mãe empolgada.

Mas a alegria não é apenas dos pais, os alunos também extravasam como o pequeno Bryan Alves, de 08 anos, estudante da Escola Agripino de Sousa Galvão, que estava na ala dos policiais, o que para ele foi motivo de muito orgulho, e disse que estava muito feliz de mais uma vez participar.

Aquelas crianças que estudam em escolas que não se apresentaram, fizeram questão de assistir ao Desfile, como Lucas Nunes, de 11 anos, que já desfilou em anos anteriores, mas que desta não vez não foi possível, e acompanhou o pai até a Avenida Goiás para prestigiar as outras escolas. “Acho muito bonito. Uma pena esse ano não estar na avenida, mas ano que vem minha expectativa é estar aqui”, contou.

Nas primeiras horas, quem estava em um ponto da avenida Goiás, era a dona de casa, Carmina Rocha, de 64 anos, que comenta que já perdeu as contas de quantos desfiles cívico já assistiu. Ela acredita que essa atividade é uma maneira de expressar o patriotismo e fazer com que as crianças amem e respeitem a Pátria.

Quem compartilha do mesmo sentimento, é a dona de casa, Dolores de Souza, de 73 anos, que emocionada aplaudia a cada nova apresentação que surgia. “Acordei cedo para estar aqui. Se no 07 de setembro, eu não vier à Avenida assistir ao Desfile o dia fica incompleto”, ressaltou.

Importância do 07 de Setembro

O prefeito Laurez Moreira, enfatizou a relevância do 07 de setembro, que para ele é um momento em que cada brasileiro deve refletir sobre a importância de se dedicar a seu país. “Nós temos os nossos deveres familiares, aqueles que dizem respeito a maior proximidade com nossa vida particular, mas também temos o dever de refletir e respeitar a luta de tantas pessoas para que o Brasil se tornasse um país independente e que nós possamos a cada dia trabalhar para termos uma nação muito melhor, com uma sociedade mais justa”, declarou.

O secretário municipal de Educação, Eurípedes Fernandes, explanou que a realização do evento só foi possível a um conjunto de esforços de toda a equipe da secretaria, escola e alunos. “Ficamos felizes em promover esse evento em que as famílias esperam o ano todo para prestigiar o empenho e criatividade das escolas”, pontuou.

Após a apresentação das 20 escolas e três entidades, o público ainda contou com o desfile dos militares; uma apresentação com muita sincronia dos alunos do Colégio Militar de Palmas e foi finalizado pelo Corpo de Bombeiros.

O desfile cívico de 07 de setembro integra as ações do Programa Educa Gurupi que tem como objetivo promover interação e melhorar o processo do ensino aprendizado.