A segunda noite do I GuruFestival, realizada neste sábado, 10, iniciou ao som de Dorivã, o “Passarinho do jalapão”, que cantou seus sucessos e relembrou sua iniciação na música ocorrida em Gurupi.

“Esse é um momento muito especial, porque foi aqui que eu fiz os meus primeiros acordes, cantei minhas primeiras canções, participei dos meus primeiros festivais. Então voltar é um reencontro”, conta o artista.

Dorivã também falou da importância de incentivar a cultura e a arte local. “Resgatar eventos como esse agrada a comunidade, levanta a autoestima da cidade, bem como promove a cultura local e a integração de culturas, então é maravilhoso”, conclui.

O evento seguiu com as apresentações dos outros doze concorrentes, que subiram ao palco do GuruFestival para exibir seus talentos. Foram onze canções concorrendo na categoria “Canto” e uma na “Instrumental”.

Encerradas as apresentações os jurados se reuniram para definir os finalistas que irão se reapresentar na noite deste domingo, 11, em disputa pelos R$ 30 mil, que serão distribuídos do 1° ao 5° lugar.

A categoria instrumental já tem seu vencedor definido. A banda de Palmas/TO, Três Matutos e um Arigó concorreu sozinha e leva pra casa o troféu pela obra apresentada “Zé Caju”.

O integrante da banda, Michel Assunção, filho de Gurupi, falou do prazer de participar do I GuruFestival, evento que marca o resgate da cultura de festivais na cidade. “O que eu acho mais legal é a interação com outros músicos, poder rever os amigos, é essa grande confraternização. O prêmio é só um detalhe. Outro lado importante é a preservação da cultura dos festivais. Gurupi é uma cidade que tem o histórico de revelar muitos músicos, e a continuidade dos festivais é um incentivo”, disse.

Na categoria “Canto” as músicas classificadas foram: “Enfim, acabou”, de Nacha Moretto (Palmas/TO); “Brasil dos invisíveis”, de Ronai Nava (Cuiabá/MT); “Brasil Caboclo”, de Luís Carlos Pinheiro (Grajaú/MA); “Sinais”, de Sandro Petrilli (Palmas/TO); “Peão e rei”, de Braguinha (Palmas/TO); “O poema e o poeta”, de Clauber Martins (Marabá/PA); “Sina de cantador”, de Chermont Júnior (Macapá/AP); “Iara”, de Querenhapuque (Palmas/TO); “Lady”, de João Bolo (Gurupi/TO); “Vá construir seu país”, de J. Bulhões (Palmas/TO); e “Rio mar”, de Charles Cristiê (Marabá/PA).

Também serão premiadas a música mais popular, o melhor intérprete e o melhor tema na categoria estado do Tocantins. A escolha será feita dentre todos os participantes do festival.

A secretária municipal de cultura de Gurupi, Zenaide Costa, externou sua satisfação com o sucesso do festival. “A festa tá linda, a natureza contribuiu, sem chuva, tivemos um público maior, excelente o nível das músicas apresentadas, tudo isso me deixa muito grata por todo esforço para que esse momento pudesse acontecer”, relata.

O GuruFestival inicia mais cedo neste domingo, a partir das 20h e será encerrado com o show de Chico Chokolate e Mário Souzza, na praça do Centro Cultural de Gurupi.

Fernanda França/Secom