Gurupi é mais uma vez a cidade polo que sediou o último encontro da edição 2018 do “Agenda Cidadã”, maior programa de orientação desenvolvido pelo Tribunal de Contas do Estado do Tocantins (TCE/TO).

Durante o evento, realizado no auditório da Universidade UnirG, nesta quinta-feira, 8, o prefeito Laurez Moreira foi parabenizado pelas autoridades do TCE/TO, dentre eles o procurador geral do Ministério Público de Contas do TCE/TO, Zailon Miranda Labre Rodrigues, pelo trabalho que vem realizando como gestor da cidade de Gurupi.

“Eu gostaria de exaltar a importância da responsabilidade do gestor público na administração dos recursos públicos. Estive visitando a obra da UnirG junto com o prefeito Laurez, e estou a par de como ele recebeu a instituição, com uma dívida tremenda, e hoje ele está tocando obra e alavancando o nome de Gurupi com responsabilidade e propriedade de administrador público. Parabéns prefeito, toda vez que venho a Gurupi sinto o prazer de ver como o município progrediu na sua gestão”, declarou o procurador geral de contas, Zailon Miranda Labre Rodrigues.

Na ocasião o prefeito Laurez Moreira destacou a importância do evento para Gurupi e o trabalho realizado pelo TCE/TO inerente a sua missão como órgão fiscalizador e orientador. “O Agenda Cidadã é uma demonstração de que o TCE/TO está preocupado com a boa qualidade do serviço público. Estamos tendo a oportunidade de ouvir suas recomendações, de questionar e de tirar as dúvidas quanto a correta administração dos recursos públicos. É com muita alegria que recebemos esse evento, e para mim é uma demonstração do reconhecimento da cidade de Gurupi pelo Tribunal de Contas”, declara o prefeito.

O encontro teve como tema central os “Municípios e as Metas da Educação”, com palestra realizada pela coordenadora de auditorias especiais do TCE/TO, Lígia Cássia Braga, que fez uma abordagem sobre o acompanhamento feito pelo TCE das metas do Plano Nacional de Educação. Ela apresentou a situação dos municípios em relação ao cumprimento das principais metas do PNE, obtida por meio dos dados enviados pelas prefeituras pelo SICAP e ao responder os questionários do Índice de Efetividade da Gestão Municipal – IEGM.

O secretário de educação de Gurupi, Eurípedes Fernandes, ressaltou a importância de ter o TCE/TO como um parceiro. “O Tribunal de Contas tem colaborado muito conosco por meio de suas orientações, o IEGM por exemplo, a partir dele temos condições de diagnosticar melhor os problemas que temos no município e evidentemente enfrentar esses problemas, e isso é muito importante, esse momento de palestras voltado para orientar e conduzir nosso trabalho para que as coisas aconteçam da melhor forma no município”, afirma.

O evento contou com a participação dos gestores municipais de Gurupi, bem como dos demais gestores dos municípios da região sul do Tocantins, que estão sob a fiscalização da 4ª Relatoria do TCE/TO.