O aniversário da capital da amizade e da prosperidade também é uma oportunidade para revelar talentos nas áreas da escrita e desenho. Pensando em motivar as crianças do Pré I ao nono ano, e adultos atendidos pela Educação de Jovens e Adultos (EJA) no processo de criação, a Secretaria municipal de Educação de Gurupi lançou o Concurso de Redação e Desenho Artístico com o tema “Gurupi, 60 anos de história”.

A comissão julgadora avaliou nas redações a criatividade e originalidade do texto, adequação ao gênero e coerência no desenvolvimento do tema proposto; presença de idéia central e secundárias, com argumentação consistente, pertinência, suficiência e relevância; propriedade e variedade de vocabulário; clareza de idéias e coesão; correção ortográfica, sintática e pontuação; legibilidade, respeito à margem, parágrafos e ausência de rasuras. Já nos desenhos foram observados, coerência com o tema; vivacidade, traçado, colorido, originalidade, criatividade e organização.

O secretário de Educação, Eurípedes Fernandes, destacou que o concurso foi idealizado para fomentar a pesquisa, criatividade, originalidade, raciocínio, valorizando a produção de textos e desenhos reflexivos.

Resultados

Na categoria desenho artístico foram vencedores no Nível I, em primeiro lugar, Mário Guilherme Cordeiro, do 2° ano da Escola Municipal Antônio Lino de Sousa, que receberá uma bicicleta. Em segundo lugar, quem ficou com o prêmio que é um tablete, foi Artur Ribeiro Lira, do segundo ano da Escola Municipal Agripino de Sousa Galvão; em terceiro lugar ficou Leidiane Barreira da Costa, do 1° da Escola Municipal José Pereira da Cruz, que receberá um tablet.

No nível II da categoria desenho, ficou em primeiro lugar, Viviane Andrade da Silva, do 3° ano, da Escola Municipal Joel Ferreira Soares, que receberá um Playstation 4; em segundo lugar, ficou Matheus Porfírio da Silva, do 5° ano da Escola Municipal Dr. Ulisses Guimaraes, que receberá um tablet; em terceiro lugar, Isabela Rodrigues de Sousa, do terceiro ano da Escola Municipal Gilberto Rezende Rocha Filho, que receberá uma bicicleta.

Na categoria redação foram vencedores, em primeiro lugar, Helloisy Silveira dos Santos, do 6° ano Escola Municipal Odair Lúcio, que receberá um Playstation 4; em segundo lugar, ficou Amanda Vitória Chavier Tito Silva, do 6° ano da Escola Municipal Ilsa Borges Vieira, que ganhará um tablete; e em terceiro lugar, venceu Bruna Rocha de Sousa, do 7 ° ano da Escola Municipal Gilberto Rezende Rocha filho, que receberá uma bicicleta.

A premiação aos vencedores será realizada no dia 12 de novembro, às 16h, durante as comemorações do 60° aniversário de Gurupi, na Escola Municipal Vila Nova, quando também será inaugurada a reforma.

Heliana Oliveira/Secom