A prefeitura de Gurupi, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo e o Instituto Casa da Vila, apresentarão no próximo domingo (09), a partir das 18h, o circuito afro-brasileiro de cinema. Serão exibidos gratuitamente o longa metragem “Besouro” e o documentário “Os Griôs do Brasil – Tocantins”.

A ação será realizada no final da Avenida B, próximo ao Setor Bela Vista, onde foi o palco da comemoração dos 60 anos de Gurupi e será aberto para toda a população. A estrutura do circuito que será montada conta com 500 cadeiras, sonorização profissional e telão de 13mx08m.

O objetivo da mostra de cinema é proporcionar a população acesso ao entretenimento, assim como promover as diversas manifestações culturais. “Essa ação vai ao encontro do Projeto Cultura e Arte por toda a parte, o circuito terá todo apoio do município e contamos com a presença da população”, disse a Secretária municipal de Cultura e Turismo, Zenaide Dias.

O projeto já percorreu 29 cidades do Tocantins, dando destaque a cultura afro-brasileira. O longa metragem ¨Besouro”, do diretor João Daniel Tikhomiroff, relata a história de um famoso capoeirista brasileiro, que lutou por seu povo combatendo a opressão e os preconceitos existentes no século passado na Bahia. Já o documentário “Os Griôs do Brasil – Tocantins”, conta história da cultura das principais comunidades quilombolas do Estado.

O circuito afro-brasileiro de cinema é uma realização do Instituto Casa da Vila, com apoio da Prefeitura de Gurupi por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, e patrocínio da Fundação Palmares e Ministério da Cultura/Governo Federal.