Em solenidade realizada na noite desta terça-feira (04), no auditório do Tribunal de Contas do Estado (TCE), em Palmas, o Sebrae Tocantins premiou os municípios que desenvolveram projetos inovadores com foco no desenvolvimento de pequenos negócios. Gurupi foi vencedora na categoria “Inovação e Sustentabilidade”, com o programa Inova Gurupi, premiando o prefeito Laurez Moreira pela segunda vez.

O prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor está na sua 10ª edição e a cerimônia contou com participação de prefeitos e autoridades de várias regiões do Estado. Ao todo, foram 58 projetos inscritos e 28 finalistas. Destes, sete foram premiados em diferentes categorias.

“Estou extremamente feliz em ser reconhecido como Prefeito Empreendedor, pois o prêmio comprova que os investimentos do município em inovação e empreendedorismo trouxeram resultados positivos para o desenvolvimento local, colocamos em prática as ideias do programa Inova Gurupi e hoje somos referência para que outros municípios também pensem de forma inovadora”, comemorou o prefeito Laurez Moreira.

Representando o prefeito Laurez Moreira na cerimônia de entrega do prêmio, o secretário municipal de saúde, Gutierres Torquato, recebeu o troféu Arara azul e se disse honrado por representá-lo em um ato tão importante e receber a honraria. “É gratificante ver a forma com que o prefeito Laurez Moreira vem conduzindo a gestão na cidade de Gurupi, que caminha cada vez mais para ser exemplo para o Brasil em planejamento e boa execução de um projeto como o Inova Gurupi”, comentou Torquato.

O Superintendente do Sebrae Tocantins, Omar Hennemann, enalteceu a cerimônia que reconheceu publicamente os gestores que implantaram projetos que buscam transformar a vida das pessoas e parabenizou Gurupi por mais uma conquista. “Gurupi está de parabéns, com seus gestores e todos aqueles que contribuem e conseguem fazer com que ações desse tipo, como o Inova Gurupi, provoquem e transformem a vida das pessoas para melhor”, afirmou Omar.

É a segunda vez que o Prefeito Laurez Moreira é premiado como Prefeito Empreendedor. Na 8ª edição, em 2014, Gurupi venceu na categoria “Novos projetos”, na época, com o intuito de implantar o programa Inova Gurupi. “O primeiro prêmio foi um importante passo para que o prefeito Laurez colocasse em prática as ideias do Inova Gurupi, que resultou em bons frutos para o município, e agora esse programa não só foi executado, como também ampliado para que toda a região seja beneficiada pelas atividades do programa”, explicou a coordenadora do Inova Gurupi, Adriana Terra.

A Secretária Municipal de Ciência e tecnologia de Gurupi, Keila Iwasse, destacou a visão da gestão do município em investir e acreditar no projeto e pensar não só no desenvolvimento local, mas também do estado. “É uma honra fazer parte deste programa e de uma gestão preocupada em fomentar o desenvolvimento, por meio de ideias inovadoras que coloquem também outros municípios e até mesmo o Estado no caminho do desenvolvimento sustentável”, disse.

Programa Inova Gurupi

O INOVA Gurupi é um plano estratégico que visa o desenvolvimento educativo e tecnológico pela implantação de um Sistema Municipal de Ciência, Tecnologia, Inovação e Empreendedorismo.

É uma parceria entre os segmentos governo, academia e empresas, com a finalidade de potencializar a geração de conhecimento e promover o desenvolvimento econômico e social nas áreas de vocação da região Sul do Tocantins.

Sobre o Prêmio

O prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor é realizado a cada dois anos e reconhece os prefeitos que implantaram projetos com resultados comprovados com foco no desenvolvimento dos pequenos negócios do município. Foram premiados gestores que tenham instaurado projetos de incentivo ao surgimento e ao desenvolvimento de pequenos negócios e à modernização da gestão pública.

Os vencedores recebem o troféu Sebrae Arara Azul, escultura de vidro de uma das aves símbolo do Tocantins. Os municípios vencedores representarão o Estado na etapa nacional, que será realizada em 2019, em Brasília.