Geral|

Compartilhe:

O ano de 2018 está finalizando e Gurupi mais uma vez se destacou em avanços, mesmo em tempos de crise. A gestão séria e comprometida com o dinheiro público possibilitou melhorias na infraestrutura, saúde, educação, administração, ciência e tecnologia, além de outras áreas.

“2018 está finalizando com sensação de dever cumprido, foi um ano muito bom e temos ótimas perspectivas para 2019. Avançamos em todas as áreas e mostramos que com uma gestão séria e comprometida com cada centavo que entra nos cofres públicos, pode se mudar o destino das pessoas e mudar a paisagem da cidade, proporcionando qualidade de vida à população. O ano que vem tenho certeza que será ainda melhor, com a entrega e funcionamento de dezenas de obras”, avaliou o Prefeito Laurez Moreira.

O município no decorrer do ano adquiriu novos veículos para atender as áreas da saúde, assistência social, infraestrutura e educação, além de novos equipamentos para aperfeiçoar os atendimentos em todas as áreas. A transparência da gestão, com um sistema adaptado para atender os requisitos da lei de acesso à informação, colocou Gurupi como a melhor cidade tocantinense na Escala Brasil Transparente (EBT), do Ministério da Transparência e Controladoria-Geral da União (CGU).

O Tribunal de Contas do Estado do Tocantins (TCE-TO) também avaliou Gurupi de forma positiva durante auditoria tributária em 2018, colocando o município como exemplo em gestão fiscal de tributos e taxas, apresentando uma menor dependência das transferências de recursos da União e Governo do Estado.

Entre os avanços no município no decorrer do ano, foram destaques as convocações dos concursos municipais, a economia local, obras inauguradas, UnirG Universidade de Gurupi, regularização fundiária, Inovação e Cultura.

Convocação dos aprovados em concurso


Neste ano foram convocados mais de mil aprovados e classificados nos concursos da Educação, Saúde, Quadro Geral e Procuradoria do município de Gurupi. A administração municipal fez questão de dar celeridade ao processo de convocação dos aprovados, atendendo a expectativa e realizando o sonho de muitas pessoas e mostrando transparência e organização nos certames.

Economia


Gurupi tem as bases da sua economia na agricultura e pecuária, além de um forte comércio varejista. Em 2018 a economia efervescente do município atraiu investidores de várias partes do Brasil, que anunciaram a instalação de seus empreendimentos aqui. Grupos de renome como Sabão Oeste, Arroz Dona Xepa e Temper vidros, são algumas das empresas que funcionarão no Parque Agroindustrial de Gurupi (PAIG), pois viram o município como polo de desenvolvimento e com uma boa política de incentivo ao empresário por parte da Prefeitura.

Somente em 2018, três instituições financeiras inauguraram suas agências em Gurupi, sendo elas: Sicredi, Sicoob Unicentro e recentemente o Santander Loja Agro. Além disso, o Sicoob Credipar também está com a construção de uma agência mais ampla.

Obras inauguradas


Gurupi em 2018 se tornou um verdadeiro canteiro de obras. Pelos quatro cantos da cidade, pôde se ver pessoas trabalhando em mais de 40 frentes de serviço que já estão mudando a cara do município. Algumas delas foram inauguradas no aniversário de 60 anos de Gurupi, entre elas a Pavimentação, drenagem profunda, calçamento, iluminação de LED, sinalização e paisagismo da Avenida B, que dá acesso a cinco bairros da Região Sudeste da cidade, se tornando a mais bela Avenida de Gurupi.

Além da Avenida B foram entregues também a primeira etapa do Mercado Municipal Clemente Ciel dos Santos, a 35ª ponte de concreto na zona rural sobre o córrego Larguinha, a Fábrica de artefatos de cimento, além da pavimentação asfáltica em várias Ruas e Avenidas da cidade. O asfalto também chegou nas vias do entorno do Centro Olímpico “Moreirão”, que além do asfalto receberam meio fio, drenagem profunda e paisagismo. Teve ainda recapeamento da Avenida Goiás no trecho até o Parque Agroindustrial (PAIG) e a pista de caminhada na BR-242, saída Leste de Gurupi, todas estas obras já inauguradas.

Outras frentes de serviço ainda estão a todo vapor e a expectativa é que em 2019 muitas delas sejam entregues à população. Entre os benefícios estão cinco Unidades Básicas de Saúde (UBSs), um Centro de Atenção Psicossocial (CAPS III), um Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), um Centro Especializado em Reabilitação Física e Intelectual (CER), Centros Municipais de Educação Infantil (CEMEIs), Auditório multifinalitário no Centro Cultural Mauro Cunha, ampliação e reforma de praças e pavimentação asfáltica de mais setores.

UnirG


Outros avanços comemorados pela gestão em 2018 foram na UnirG Universidade de Gurupi. A Instituição conseguiu o credenciamento como Universidade, deixando de ser Centro Universitário, após atender a rigorosos critérios estabelecidos no instrumento de avaliação do Ministério da Educação (MEC) que foi utilizado pelo Conselho Estadual de Educação, um grande salto para a UnirG se tornar cada vez mais referência como Instituição de Ensino Superior.

Outro fato comemorado recentemente foi a nota 3 dada à UnirG na última avaliação feita pelo Índice Geral de Cursos (IGC) do Ministério da Educação (MEC) e pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), demonstrando o crescimento da Instituição na qualidade de ensino.

2018 também foi marcado pelo início das obras de conclusão do Campus I da UnirG, a maior obra feita com recurso próprio no Estado do Tocantins, no valor de R$ 6.434.266,46. A obra parada desde 2009 foi retomada no mês de agosto após a gestão ter feito um planejamento para que tivesse condições de concluí-la.

Regularização fundiária


Uma das áreas que vem sendo priorizada pela Prefeitura de Gurupi é a regularização fundiária de inúmeros imóveis que por décadas permaneceram irregulares e preocupando os proprietários. O sonho de se tornar dono de fato e de direito de suas propriedades se tornou realidade para centenas de famílias gurupienses. Só em 2018 foram regularizadas e entregues quase três mil escrituras, atendendo a setores como Aeroporto, Waldir Lins, Setor Leste, Cidade Industrial, entre outros.

Inovação


Gurupi hoje é destaque em Ciência, Tecnologia e Inovação, com ações que incentivam o desenvolvimento local e estimulam o empreendedorismo em todos os níveis da educação. Prova disso foi que em 2018 o Prefeito Laurez Moreira foi novamente premiado pelo Sebrae com o prêmio Troféu Arara Azul Prefeito Empreendedor.

O gestor municipal venceu o prêmio na categoria Inovação e Sustentabilidade, com a consolidação das ações do Programa Inova Gurupi. O Inova potencializa a geração de conhecimento e promove o desenvolvimento social e econômico nas áreas de vocação da região Sul do estado. Em 2019, o prefeito concorrerá nacionalmente o prêmio em Brasília (DF).

Cultura


Gurupi também avançou em outros segmentos como a Cultura, consolidando o Carnaval de Gurupi como o melhor do Norte do Brasil, proporcionou um grande Arraiá da Amizade e resgatou a tradição dos festivais de Gurupi com a realização do 1° Gurufestival, Festival da Canção de Gurupi. Além dos grandes eventos o Projeto Cultura e Arte por Toda a Parte levou música, dança, teatro e cinema por todo o município, dando atenção as comunidades mais carentes.

Desenvolve Gurupi


O programa Desenvolve Gurupi foi lançado em 2018 e subsidiado por 14 projetos que atendem todas as áreas do município, permitiu inúmeras conquistas. O programa tornou a saúde mais humanizada, proporcionou mais pavimentação asfáltica e ações de embelezamento da cidade a tornando mais bonita e agradável, simplificou a gestão e desburocratizou os serviços ofertados, apoiou o esporte em todas as modalidades, fortaleceu a agricultura familiar com suporte aos pequenos produtores, qualificou mais de dez mil pessoas gratuitamente e estimulou a atuação do empreendedorismo, dentre outros avanços.

Avenida B próximo ao Setor Bela Vista, região Sudeste de Gurupi

Comments are closed.

Close Search Window