A última avaliação feita pelo Índice Geral de Cursos (ICG) dada pelo Ministério da Educação (MEC) e pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) classificou a Universidade de Gurupi (UnirG) com nota 3, demonstrando o crescimento da Instituição na qualidade de ensino. A avaliação é relativa ao ano de 2017 e ressalta a evolução da IES nos últimos anos.

Os requisitos avaliados pelo IGC são: a média do Conceito Preliminar de Curso (CPC) do último triênio; média dos conceitos de avaliação dos programas de pós-graduação stricto sensu e ainda a distribuição dos estudantes entre os diferentes níveis de ensino, graduação ou pós-graduação. Esses critérios são calculados anualmente para avaliar as Instituições de Ensino Superior do Brasil.

Para o Prefeito de Gurupi Laurez Moreira esse resultado é prova de toda uma atenção que foi dada a UnirG desde o início da sua gestão. “Resgatamos a credibilidade da Instituição, pagamos dívidas, regularizamos os prédios e demos início a reforma e ampliação do Campus I, entre outras ações que foram cruciais para chegarmos a essa avaliação positiva”, ressaltou.

Para a professora Drª Lady Sakay, que exerceu o cargo de reitora da Instituição nos últimos quatro anos, “o conceito 3 representa o reconhecimento do crescimento qualitativo da UnirG, principalmente com relação à elevação do percentual de qualificação dos professores, institucionalização de procedimentos acadêmicos, maior autonomia para os cursos e a melhoria da infraestrutura da IES. O engajamento dos acadêmicos no processo também foi fundamental”, frisou Sakay.

Conforme o presidente da Fundação UnirG, Thiago Benfica, esse é o resultado de um trabalho feito com planejamento estratégico voltado para a melhoria da Instituição. “Com os investimentos que temos realizado em estruturas físicas, como a retomada da obra do campus I, dentre outros, acreditamos que iremos melhorar ainda mais os serviços prestados. Temos muito orgulho de ver esse reconhecimento e nos motiva a continuar evoluindo cada vez mais”, destacou Benfica.

A atual reitora da UnirG, Ma. Sara Falcão relatou que “esse índice mostra em um instrumento a qualidade de todos os cursos que estamos oferecendo e nos diz o quanto estamos avançando. Isto é muito positivo no sentido de que estamos caminhando para um objetivo desejado em qualidade de ensino. Isto se dá por meio de todos os colaboradores que juntos têm trabalhado para termos uma Universidade de Excelência. Parabéns a todos os envolvidos na construção deste indicador”, afirmou.

O IGC e o CPC integram o Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior (Sinaes) e classificam as instituições, cursos e estudantes universitários em uma escala de 1 a 5. Enquanto a nota máxima é 5, as notas 1 e 2 são consideradas “insuficientes”.

*Com informações da ASCOM UnirG