A secretária de Cultura e Turismo de Gurupi, Zenaide Costa se reuniu com o comandante do 4° Batalhão da Polícia Militar (BPM) de Gurupi, o tenente-coronel Márcio Antônio Barbosa e o representante da empresa de segurança particular contratada pela Prefeitura de Gurupi, para tratarem das medidas de segurança que serão adotadas durante o circuito do Carnaval. A reunião foi realizada na tarde desta quinta-feira, 7, no 4° BPM de Gurupi.

Uma novidade no sistema de segurança discutida na reunião, é o sistema de monitoramento por câmeras, contratado pela Prefeitura Municipal, e que será acompanhado pela equipe da Polícia Militar, que terá uma central móvel de operações monitoradas. O objetivo é ampliar o campo de visão da PM na identificação de atitudes suspeitas, como explica a secretária de cultura. “A segurança monitorada dará respaldo a Polícia Militar, serão instaladas 16 câmeras de monitoramento em pontos estratégicos, para que todo o circuito seja controlado, e dessa forma tenhamos o carnaval mais seguro de toda a história”, afirma Zenaide Costa.

Além das câmeras de monitoramento, o policiamento no circuito carnavalesco será reforçado durante os cinco dias de festa. Estarão dando segurança a folia além da equipe do 4° BPM de Gurupi, a empresa de segurança contratada pela prefeitura, que disponibilizará 60 homens trabalhando na segurança especializada, e policiais da cidade de Palmas, que virão para reforçar ainda mais a segurança dos foliões.

O plano de segurança seguirá o procedimento padrão realizado em todos os anos, conforme explica o tenente-coronel Márcio Barbosa. “Procuramos fazer uma segurança que venha de fora para dentro do circuito, que começará nas entradas e saídas da cidade, com blitz e barreiras, onde faremos a triagem das pessoas que estarão chegando. Também será feito um cinturão de segurança no perímetro do evento, com viaturas que ficarão exclusivas, e por fim colocaremos de forma maciça policiais dentro do circuito”, explica.

Outra medida, ainda de acordo com o Comandante Marcio Barbosa, será a montagem de postos de observação e vigilância. “O militar ficará em uma plataforma alta, de onde terá uma visão geral de todo o circuito, bem como será visto por todos. Então acreditamos, assim como nos anos anteriores, que teremos um carnaval muito tranquilo e todos os que estiverem no carnaval para se divertirem terão segurança para aproveitarem da melhor maneira”, afirma o comandante.

Proibição de garrafas de vidro
Para evitar que os foliões se machuquem, a prefeitura e a polícia pedem a colaboração dos comerciantes para que não vendam bebidas que o vasilhame seja de vidro. Além de poder machucar, recipientes de vidro podem ser usados como uma arma branca. A proibição é para que problemas como esse não venham a acontecer.