Em 2018, a Secretaria Municipal de Educação aderiu ao Programa do Governo do Estado sobre Educação Fiscal. Durante toda essa sexta-feira, 10, profissionais das escolas Lenival Correia Ferreira, Gilberto Rezende Rocha Filho e Orlindo Pereira da Mota participam de uma capacitação para a implementação do Programa.

A Educação Fiscal é um Programa que visa compartilhar conhecimentos e interagir com a sociedade sobre a origem, aplicação e controle dos recursos públicos, a partir da adoção de uma abordagem didático-pedagógica interdisciplinar e contextualizada, capaz de favorecer a participação social. O programa será trabalhado na disciplina de matemática.

Educação Fiscal visa sensibilizar os cidadãos para a função socioeconômica do tributo, levar conhecimento aos cidadãos sobre administração pública, incentivar o acompanhamento pela sociedade da aplicação dos recursos públicos, contribuindo para a formação de cidadão plenos, ativos e solidários.

Com a implantação do Programa pretende-se criar condições para que as escolas e os alunos dominem os conhecimentos necessários para exercer a cidadania plena e participem de forma consciente e responsável.

A educação fiscal estudada nas escolas possibilitará a mudança de valores, crenças e culturas, na perspectiva de um futuro adulto com condições de exercer sua cidadania.

O secretário municipal de Educação, Eurípedes Fernandes, destacou que o Programa vem para melhorar e ampliar o conhecimento das crianças. Explanou que inicialmente três escolas trabalharão esse programa, que é uma grande oportunidade para os educadores de ampliar os conhecimentos.

O prefeito Laurez Moreira destacou a importância de mais essa implementação na educação municipal e enfatizou que as crianças precisam, desde cedo, ter uma noção financeira e saber lidar com o dinheiro e nada melhor do que aprender com profissionais capacitados.