Há dois dias do fim da campanha de vacinação contra a Influenza e cerca de 30% do público alvo ainda precisa tomar a dose.

O prefeito Laurez Moreira, que tomou a dose na primeira semana da campanha, convoca os gurupienses a prevenir-se e procurar uma sala de vacina para ficar protegido de diversos vírus. O prefeito destaca que as vacinas estão disponíveis e que os gurupienses não devem perder essa oportunidade de manter a boa saúde.

O secretário de saúde, Gutierres Torquato, destaca que a Secretaria está mobilizada para atingir a meta, no entanto, é essencialmente necessário a conscientização das pessoas para que procure uma Unidade Básica de Saúde e tome a vacina. Ele ressalta que para facilitar o acesso às doses, as equipes já realizaram a imunização em postos volantes, no período noturno, aos fins de semana tudo para que não haja desculpas entre o público alvo para não tomar a dose.

Devem tomar a vacina crianças de 6 meses a 6 anos incompletos (5 anos, 11 meses e 29 dias); gestantes; mulheres que deram à luz nos últimos 45 dias; pessoas com mais de 60 anos; profissionais da saúde; professores da rede pública e particular; população indígena; portadores de doenças crônicas, como diabetes, asma e artrite reumatoide; policiais militares e civis; bombeiros; servidores do sistema prisional e pessoas privadas de liberdade.

Números

Em Gurupi a meta é vacinar 21.937 pessoas, sendo que até esta terça-feira, 29, foram aplicadas 15.092 doses, atingindo 68,80% do público.

A meta estabelecida para crianças de 6 meses a menores de 6 anos, é de aplicação de 6.800 doses, e foram vacinadas 3.838 crianças, o que representa 56,44%.

Entre os trabalhadores da saúde o Ministério da Saúde estabeleceu que em Gurupi, 2.646 servidores devem ser imunizados, sendo que até agora 1.734 tomaram a dose, representando 65,53%.

Entre grávidas, a meta é vacinar 971 mulheres e foram aplicadas nesse público 645 doses, 66,43%. Puérperas a cobertura deve ser de 160 mulheres, e foram vacinadas 110, atingindo 68,75%.

Os professores também devem tomar a vacina e 1.003 já foram vacinados, sendo que a meta estabelecida é de 1.229. O número de vacinados representa 81,61%.

Entre o público idoso, a meta é vacinar 6.498, e foram imunizados 5.567 idosos chegando ao maior percentual que é de 85,67%.

Em Gurupi, 3.633 pessoas com doenças crônicas devem receber a dose e apenas 1.718 pessoas procuraram uma Unidade de Saúde para receber a vacina, o que representa apenas 47,29%.

Aos policiais militares, bombeiros e policiais civis não foi estabelecida meta, e até agora 196 receberam a dose.

Os profissionais também aplicaram 122 doses à população privada de liberdade e 59 doses aos servidores do sistema penitenciário e socioeducativo. Vale destacar que a equipe de Gurupi é responsável pela imunização apenas da Casa de Prisão Provisória e Ceip. Não há meta estabelecida para esses públicos.