Para destacar a importância da triagem neonatal comemora-se nesta quinta-feira, dia 06 de junho, o dia Nacional do Teste do Pezinho. O exame deve ser realizado entre o terceiro e quinto dia após o nascimento do bebê e é altamente eficaz para o diagnóstico de pelo menos seis doenças.

Desde 1992 o exame é obrigatório em todo país. Em Gurupi o teste do pezinho pode ser realizado gratuitamente na Policlínica e nas Unidades Básicas de Saúde da Família dos Setores Pedroso e Vila Íris, de segunda-feira a sexta-feira, das 7h às 13h. A coordenadora do programa, Elizângela Ferreira, destacou que as salas estão preparadas para receber os bebês e que o exame é muito simples. Segundo ela, com uma picada no calcanhar do pequeno é possível retirar gotas de sangue que serão analisadas e poderão diagnosticar doenças como fenilcetonúria, hipotireoidismo congênito, doença falciforme, fibrose cística, deficiência de biotinidase e hiperplasia adrenal congênita.

A coordenadora do Programa alerta aos pais que estão esperando um bebê que se conscientizem da importância desse exame e da necessidade de fazê-lo entre o terceiro e quinto dia após o nascimento para ser o mais fiel possível e isso ajudará no caso de diagnóstico de alguma doença já ser iniciado o tratamento e evitar problemas ao desenvolvimento da criança. Outro alerta da coordenadora, é sobre após a realização do exame, os pais buscar o resultado porque muitos, às vezes, deixam de lado e se for feito e não for analisado pelo médico não terá nenhum efeito.

O secretário municipal de Saúde, destaca que o dia 06 de junho é simbólico para a reflexão da importância do teste, mas os pais têm que ficar atentos desde o momento do descobrimento da existência do bebê e já colocar na agendinha do filho que esse é um teste essencial. Ele ainda destaca que os profissionais que atuam na realização desse exame são altamente capacitados para fazer a melhor coleta e diagnóstico. “As salas são conforme a preconização do Ministério da Saúde e os profissionais treinados pela equipe do laboratório de triagem neonatal em Araguaína, único do Estado.

Gutierres finaliza comentando que quem é pai ou mãe sabe que, às vezes, dá aquele aperto no coração quando ouve o chorinho do filho durante a coleta, mas tem que entender que é para um passo seguro da vida da criança.