Cuidar dos animais também é uma das preocupações da Secretaria Municipal de Saúde de Gurupi. Controlar a superpopulação dos felinos é uma maneira de manter a saúde dos animais e consequentemente das pessoas. Pensando nisso o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) realizou no último sábado, 08, o 1° mutirão de iniciativa pública do Tocantins de Castração de Felinos.

Segundo o coordenador do CCZ, Henrique Alencar, a ação que contou com o trabalho voluntário de 10 médicos veterinários e 15 auxiliares, castrou mais de 100 gatos machos e fêmeas. Ele destaca que a ação foi pensada para minimizar a procriação dos bichos e manter a saúde. Segundo ele, muitas cidades hoje enfrentam a superpopulação de gatos, em especial, nas ruas, mas em Gurupi isso não acontece devido ao trabalho que o CCZ realiza de castração.

O secretário municipal de Saúde, Gutierres Torquato, enfatizou que a ação foi um sucesso devido ao bom planeamento da pasta e que Gurupi tem se destacado no controle de animais, pois o CCZ tem realizado as castrações rotineiramente. “Temos que pensar a saúde em sentindo amplo. Nosso cuidado não pode ser apenas com o atendimento a humanos, mas também aos animais domésticos que se não estiverem saudáveis podem provocar alguma doença e, controlar a população deles é uma maneira de prevenção de saúde”, enfatizou.

Quem agendou o atendimento e levou o gato para castração aprovou a ação. Como a Pedagoga Laila Alves, que levou um gato para a ação. Segundo ela, é um trabalho que traz benefícios à cidade, à população e em especial ao animal de estimação. “Eu gosto muito de gatos. Tenho dois. Eles são muito dóceis. Nesse sábado levei um para castrar, mas dois meses atrás já tinha levado o outro ao CCZ para o procedimento”, explana.

Após a castração, o dono do animal recebeu orientações de como cuidar do felino no pós-cirúrgico e a receita para a medicação apropriada.