Com foco na interação, na competição saudável e no espaço para apresentar talentos, aconteceu na manhã desta terça-feira, 11, na quadra poliesportiva da Escola Municipal Antônio Lino mais uma edição do Projeto Circuito Esportivo e Cultural das Escolas da Rede Municipal de Gurupi.

Nesse primeiro dia de interação participaram os alunos dos 3° anos das Escolas Municipais José Pereira da Cruz, Antônio de Almeida Veras, Antônio Lino e Valnir Sousa Soares, com atividades culturais como apresentação musical, dança, capoeira e diversas competições esportivas como corrida no saco, circuito com obstáculos e brincadeiras que fazem parte da infância de muitos adultos.

O supervisor de Educação Física da Secretaria Municipal de Educação, Osvaldo Neto, destaca que é um dos objetivos da atividade é proporcionar aos alunos a oportunidade de conhecer outras realidades e outras culturas, fortalecendo assim sentimentos de cooperação, união e superação.

Para o secretário de Educação, Eurípedes Fernandes, essas ações são importantíssimas para o desenvolvimento sociocultural das crianças e são atividades que trabalham a autoestima e fortalecem vínculos importantes como parceria, amizade, trabalho em equipe e é um lazer que a criançada aprova, além de ser atividades que apresentam brincadeiras que às vezes não fazem parte do dia-a-dia das crianças, que hoje estão tão conectadas.

A aluna Vitória Almeida, da Escola Valnir de Sousa Soares, que dançou e participou de jogos, afirmou estar feliz em participar das brincadeiras e fazer o que gosta, além de estar com os amiguinhos. O cantor mirim, Matheus Leitão, também da Escola Valnir de Sousa Soares, que louvou a Deus na abertura das atividades afirmou ser uma alegria levar aos colegas aquilo que mais gosta que é cantar. Victor Aires, da Escola Antônio Lino é outro aluno que estava amando as atividades, em especial estar com colegas de outras escolas.

As Unidades Escolares que atendem a alunos da 1° e 2° Fase do Ensino Fundamental participarão do Circuito que serão divididos em etapas.

Escolas Municipais Participantes:

1- Escola Municipal José Pereira da Cruz

2- Escola Municipal Antônio de Almeida Veras

3- Escola Municipal Valnir Soares

4- Escola Municipal Orlindo Pereira da Mota

5- Escola Municipal Agripino de Sousa Galvão

6- Escola Municipal Prof. Joel Ferreira Soares

7- Escola Municipal Elizeu de Carvalho

8- Escola municipal Vila Nova

9- Escola Municipal Gilberto Rezende Rocha Filho

10- Escola Municipal Odair Lúcio

11- Escola Municipal Profª Ilsa Borges Vieira

12- Escola Municipal Benevenuto Alves Moreira

13- Escola Municipal Dr. Ulisses Guimarães

14- Escola Municipal Lenival Correia Ferreira

15- Escola Municipal Domingos Barreira de Amorim

16- Escola Municipal Antônio Lino de Souza

Essa é mais uma ação do Programa Educa Gurupi que tem como objetivo valorizar a educação inclusiva e princípios como respeito e amizade.