A saúde é o bem mais precioso que um cidadão possui. Trabalhar para promovê-la de forma preventiva é uma das metas da gestão municipal de Gurupi. Para isso, no decorrer dos anos a Prefeitura de Gurupi por meio da Secretaria Municipal de Saúde tem investido na infraestrutura das unidades e nas equipes. Nesta quinta-feira, 15, a gestão municipal iniciou uma nova etapa evolutiva em que oito grandes obras que transformarão a vida da população gurupiense serão entregues.

Para dar início a essa etapa, a primeira Unidade Básica de Saúde a ser entregue foi a João de Queiroz Neto, no setor Parque das Acácias, que foi marcada pela grande participação dos moradores dos bairros da região oeste de Gurupi, que demonstravam satisfação em receber essa obra que atenderá com mais conforto e qualidade os moradores do Parque das Acácias, Park dos Buritis, Alto da Boa Vista, Morada Verde, parte das áreas do Sol Nascente e Jardim América.

Para o prefeito Laurez Moreira, é uma alegria cumprir a missão que é concretizar as aspirações da comunidade, entre elas, a melhoria da saúde pública. “Estamos vendo Gurupi demonstrar ao Estado que é referência em saúde”, destacou completando que uma de suas maiores alegrias é poder mudar a vida das pessoas. “Quando entregamos uma Unidade de Saúde estamos mudando a vida das pessoas, que tendo a possibilidade de acesso à saúde de qualidade, a um diagnóstico precoce e, principalmente, uma saúde preventiva evita-se problemas desagradáveis”, destacou explanando ainda que a Unidade Básica de Saúde cumpre uma missão essencial à comunidade.

O secretário municipal de Saúde, Gutierres Torquato, destacou que a gestão do prefeito Laurez Moreira tem priorizado a área da saúde e que os índices a cada dia têm melhorado. Segundo o secretário, as melhorias têm sido fruto de um trabalho árduo e contínuo e de muita união de uma equipe que está imbuída em melhorar a saúde pública. O secretário destacou a participação e empenho de toda a equipe da Secretaria Municipal de Saúde que trabalha focada na humanização do acolhimento e na busca da excelência na assistência a quem procura os serviços da Secretaria.

Para o presidente do bairro Parque das Acácias, Jorge Pithan, a entrega representa uma grande conquista para a comunidade do setor e dos bairros vizinhos que agora contarão com uma unidade ampla que proporcionará um atendimento mais confortável.

A Unidade Básica “João de Queiroz Neto” possui uma área de 507.08 m² e foi construída com recursos oriundos de emenda parlamentar do então deputado federal Ângelo Agnolin e contrapartida do município.

Participações

A entrega da UBS João de Queiroz Neto foi bastante prestigiada por lideranças gurupienses e de várias cidades vizinhas. Participaram a vice-prefeita, Dolores Nunes, Diego Agnolin, representando o ex-deputado federal, Ângelo Agnolin, os vereadores gurupiense, Wendel Gomides, André Caixeta, Ataíde Leiteiro, Cesar da Farmácia, Eduardo Fortes; Ivanilson Marinho, Jair Souza, Marílis Fernandes, Mirian Lustosa; Valdônio Rodrigues, Zezinho da Lafiche.

Participaram também o prefeito de Sucupira, Valdmir Ribeiro de Castro (Edinho); o vereador de Sucupira, Jeremias Pinto; o vereador de Formoso do Araguaia, Heno Rodrigues; vereador de Cariri do Tocantins, Gero Laymer; a Secretária Municipal de Saúde de Crixás do Tocantins, Erika Ferreira; a Secretária Municipal de Saúde de Dueré, Mariana da Silva, a Secretária Municipal de Saúde de Aliança do Tocantins, Liliane de Abreu; o Comandante do 4° Batalhão da Polícia Militar de Gurupi, Tenente-Coronel Jaime Porfírio de Souza; o Subcomandante do 3° Batalhão do Corpo De Bombeiros Militar De Gurupi, Major Wellington De Souza Moura; a Presidente da Ordem Dos Advogados do Brasil (OAB) Subseção de Gurupi, Venância Gomes Neta Figueiredo; o Presidente da Câmara de Dirigentes e Lojistas (CDLl) de Gurupi, Jovino Ribeiro.

Homenageado

João Queiroz Neto, cidadão gurupiense, se formou em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Goiás (UFG), no ano de 1993, especializou-se em eletrotécnica, atuou por muitos anos na administração pública e na política do município de Gurupi.

Foi vereador no período de 1989 a 1992; e presidente da Câmara Municipal no período de 1991 a 1992. No ano de 1996 exerceu o cargo de secretário municipal de infraestrutura do município de Gurupi.

De 1999 a 2000, trabalhou na Secretaria Estadual de Infraestrutura. Entre os anos de 2007 e 2011 foi diretor de circulação regional de trânsito de Gurupi, no Detran. Voltou a atuar na administração municipal como secretário de Planejamento e Finanças de 2013 até o ano de 2014, quando faleceu, vítima de um ataque cardíaco fulminante, aos 58 anos idade.