Geral|

Compartilhe:

Discutir as propostas de transformação da educação, debater pontos levantados em encontros anteriores, foram algumas das metas da última etapa da Formação de Diretores das Escolas Municipais de Gurupi, na sexta-feira, 16, ministrada pela palestrante do Centro de Estudos e Pesquisas e Promoção da Cultura Brincante Fava de Bolota, Kelma Oliveira, que após dois encontros anteriores discutiu o tema “A Gestão do Todo”. Toda a formação foi embasada na importância do papel da escola, gestão, liderança e os principais desafios que cercam o universo escolar.

Foram destacadas a necessidade de oferecer práticas pedagógicas que atendam as diferenças, desenvolvimento integral do educando, a educação numa perspectiva sociointeracionista construtiva, formação para autonomia intelectual da criança, processos pedagógicos e administrativos inovadores, entre outras perspectivas.

Para Kelma, o maior desafio dos gestores é entender de gente. “O mundo mudou e o grupo gestor precisa entender de pessoas. Hoje os grandes executivos e especialistas defendem isso em gestão e liderança. O gestor precisa ter algo decisivo para garantir o sucesso das escolas, porque elas são feitas de gente. O gestor precisa gostar de pessoas, de estar com pessoas e entendê-las” comentou argumentando que é preciso saber acolher pessoas num mundo tão diverso e isso não é apenas os alunos, mas professores, pais e responsáveis.

Segundo ela, não existe fórmula pronta, que realmente é preciso reunir e discutir tudo o que a escola precisa fazer. Para ela, um ponto fundamental são os grupos se reunirem para discutir a razão de cada escola.

Para a coordenadora pedagógica da Secretaria Municipal de Educação, Maria José da Glória, a formação foi fundamental para o aprimoramento do conhecimento e foi essencial esta capacitação uma vez que muitas escolas estão com gestores novos, que estão à frente das unidades pela primeira vez. Segundo ela, a gestão municipal tem uma preocupação muito grande em promover encontros de discussão sobre os desafios da educação. “Esperamos que os conhecimentos adquiridos nas formações tenham aplicabilidade dentro das escolas, porque todas as metas foram construídas em conjunto”, destacou.

A diretora da Escola Municipal Domingos Barreira de Amorim, Ângela Maria Ribeiro, participou das três etapas da formação e elogiou a iniciativa da Secretaria em realizar esses encontros para a reflexão do modelo atual de educação, daquilo que pode ser melhorado. “Muito importante esses encontros, principalmente, para mim que estou iniciando na gestão escolar. Essa formação veio dar segurança e aperfeiçoamento ao nosso trabalho porque percebemos todas as dimensões da parte de gestão da escola sempre com foco no ensino aprendizado”, enfatizou.

As formações continuadas fazem parte do Projeto Educa Gurupi que tem como objetivo discutir metodologias a serem aplicadas e que resultem no processo de aprendizado das crianças e adolescentes.

Comments are closed.

Close Search Window