No próximo sábado (21) será realizado o Dia Mundial da Limpeza, que é uma ação voluntária com o objetivo de mobilizar ações de limpeza e conscientizar as pessoas sobre o descarte incorreto dos resíduos sólidos. Gurupi também participará do movimento e a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente promoverá uma manhã de limpeza nas nascentes de três córregos que cortam a cidade.

Segundo a Diretoria de Meio Ambiente a ação visa promover a mobilização de voluntários para a limpeza no Município e simboliza a necessidade de conscientização da sociedade para um problema do descarte irregular de resíduos sólidos urbanos. A ação em Gurupi será realizada nas nascentes e entorno dos córregos: Mutuca, Água Franca e Dois Irmãos.

“O nosso intuito é de mobilizar os voluntários em Gurupi para realizarmos a limpeza destas áreas, preservando as nascentes e conscientizando a comunidade sobre a importância de descartar o lixo em local adequado, e esperamos que as pessoas participem. É importante lembrar que o dia da limpeza deve ser todo dia, são pequenas ações no nosso cotidiano que fazem toda a diferença”, afirmou a diretora municipal de meio ambiente Asafe Gomes.

A concentração será no Parque Mutuca as 08h do sábado (21). Em seguida as equipes serão distribuídas nos pontos de limpeza. “O material que for recolhido na ação terá dois destinos, o que for reciclável irá para a Associação dos catadores de Gurupi e o não reciclável irá para o Aterro Sanitário do município”, lembrou Asafe.

Participe

Os interessados em participar da ação podem procurar a Diretoria Municipal de Meio ambiente, que fica localizada no Centro Administrativo da Prefeitura de Gurupi as margens da BR-242, km 405 ou entrar em contato pelo telefone: 3301-4338 ou pelo e-mail: meio.ambiente@gurupi.to.gov.br. Os voluntários também podem se cadastrar nas ações propostas acessando o link: http://iniciativa.limpabrasil.org/dia-mundial-da-limpeza.

Dia Mundial da Limpeza

O Dia Mundial da Limpeza é uma ação que visa promover a mobilização de voluntários para a limpeza de suas cidades, bairros, praias, praças e parques. A ação simboliza a necessidade de conscientização da sociedade para o problema do descarte irregular de resíduos sólidos urbanos.

A iniciativa surgiu na Estônia em 2008 e, desde então, já percorreu mais de 140 países no mundo inteiro.

Em 2018 Gurupi também participou do Dia Mundial da Limpeza (Foto: Marcos Veloso/Secom)