Em solenidade realizada no final da tarde desta quinta-feira (19), no gabinete do Prefeito de Laurez Moreira, a Prefeitura de Gurupi por meio da Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação entregou à Polícia Militar as câmeras de segurança e demais equipamentos necessários para a instalação do Sistema Integrado de Vídeo Monitoramento “Olho Vivo”. Autoridades destacaram a ampliação e melhoria da segurança pública no município.

O Projeto Olho Vivo é de autoria da Polícia Militar de Gurupi. Será dela a responsabilidade por instalar o sistema e monitorar 24 horas por dia os pontos estratégicos em que serão instaladas as câmeras. À Prefeitura de Gurupi, parceira do projeto, coube à aquisição e cessão dos equipamentos necessários. Na solenidade foram entregues 40 câmeras, sendo 16 Speed Dome de longo alcance (5 km) e 24 câmeras de ponto fixo (80m), 2 computadores, 1 uma mesa controladora de direcionamento das câmeras, entre outros equipamentos.

Segundo a PM, a instalação das câmeras de segurança e da central de monitoramento no 4° BPM iniciará na próxima segunda-feira (23) e deverá ser concluída dentro de 40 dias. “Com a implantação do sistema, qualquer criminoso que pensar em praticar algum crime não terá mais a certeza da impunidade porque a identidade dele será revelada pelo sistema de monitoramento. Qualquer movimentação suspeita será monitorada pela PM em tempo real e isso agilizará a ação dos policiais. Toda a população ganha com isso”, frisou o Ten. Cel. Jaime Porfírio, Comandante do 4° BPM.

Para o Prefeito Laurez Moreira, esse é mais um passo importante para consolidar Gurupi como uma cidade referência em organização e agora segurança. “Esse modelo já é utilizado por países de primeiro mundo. E Gurupi, como referência no Tocantins, mais uma vez desponta no sentido positivo e trás à Polícia Militar mais um tipo de policiamento, que é o de vídeo monitoramento. As pessoas que pensam em morar ou investir aqui, verão Gurupi como um lugar seguro e tranquilo”, destacou o prefeito.

Para o funcionamento do Olho Vivo, a empresa Conectlan doou permanentemente ao projeto a internet de fibra óptica necessária para a operação do sistema.

Além da Prefeitura de Gurupi e Polícia Militar, estiveram representadas na solenidade a Câmara Municipal de Gurupi, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) Subseção Gurupi, Polícia Civil, Defensoria Pública, Ministério Público, Fórum de Gurupi.