Para muitas mulheres o período gestacional é um momento de muita ansiedade e dúvidas, mas para quem faz acompanhamento na rede de Atenção Básica da Secretaria Municipal de Saúde essas questões são solucionadas nas consultas de pré-natal e nos grupos de gestantes que existem nas Unidades Básicas de Saúde, em que são realizadas palestras sobre diversos temas como cuidados durante a gestação, parto, pós-parto, com o recém-nascido, aleitamento materno, planejamento familiar e outros.

E nessa quinta-feira, 19, foi lançado mais um novo grupo de gestante na UBS Vila Íris com o apoio da Estratégia de Saúde da Família, Coordenação da Saúde Bucal e Núcleo Ampliado de Saúde da Família – Atenção Básica (Nasf-AB). Segundo o coordenador do Nasf-AB, Lucas França, as reuniões acontecerão uma vez por mês com dinâmicas, educação em saúde e palestras sobre cuidados e prevenção durante e após a gravidez.

Para o Secretário Municipal de Saúde, esses grupos são importantíssimos para a promoção da saúde e o bem-estar da mulher, em especial, nesse momento em que ela está muitas vezes insegura com a transformação que traz a chegada de uma criança. Para ele, os assuntos tratados no grupo são de grande relevância e que terão grande efeito na vida das futuras mães.