Geral|

Compartilhe:

Com o tema “No trânsito, o sentido é a vida”, a Diretoria Municipal de Trânsito de Gurupi (DMTS) inicia a Semana Nacional do Trânsito nesta quarta-feira, 18, com palestra educativa sobre o Projeto “Minimulta”, que tem como objetivo desenvolver nas escolas um trabalho de prevenção de acidentes de trânsito. Em seguida haverá uma encenação de primeiros socorros. Esta primeira ação será no Instituição Beneficente Irmã Dulce a partir das 8h. Estarão apoiando o evento a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros de Gurupi.

A coordenadora de educação para o trânsito, Luciana Oliveira, explica o Projeto Minimulta. “A minimulta é um projeto em que vamos para as escolas e trabalhamos com as crianças um panfleto que as ensina a fiscalizarem os seus pais no trânsito, a cada infração que os pais cometam eles terão que pagar à criança a multa informada no panfleto, que seria uma bala ou um chocolate, de acordo com a gravidade da infração. O objetivo é que as crianças aprendam sobre o trânsito e fiscalizem, bem como repassem adiante esse conhecimento, não só para os seus pais, mas para todos que estiverem ao seu redor”, disse.

Ainda no dia 18, a partir das 16h30 haverá blitz educativa com panfletagem em diversas ruas da cidade com o intuito de conscientizar os condutores de veículos.

No segundo dia de programação, 19, haverá palestra no Centro de Ensino Médio Ary Ribeiro Valadão Filho, a partir das 8h, com a apresentação do Projeto Nacional Itinerante do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), na qual será exposta uma minicidade do trânsito e a palestra será realizada a partir dela. O DNIT, Polícia Militar, Detran e Corpo de Bombeiros, juntamente com a DMTS estão à frente desse projeto educativo em Gurupi.

O diretor municipal de trânsito, Leon Barcellos, fala da importância do trabalho educativo desenvolvido nas escolas. “Como o trabalho é constante e complexo, desenvolvemos ações desde a educação das crianças nas escolas até os adultos da sociedade. A educação no trânsito desenvolvida com crianças e adolescentes, é com o intuito de torna-los críticos e para que possam ser fiscalizadores do trânsito no dia a dia com seus familiares”, destacou.

A finalidade da Semana Nacional é conscientizar a sociedade e contribuir para a formação de um trânsito mais seguro, e para isso a DMTS intensificará suas ações até o próximo dia 25, quando encerra a semana. Confira no link a seguir a íntegra da programação: http://www.gurupi.to.gov.br/resources/arquivos-publicados/Cronograma_Semana_Nacional_Transito-2019.pdf.

Comments are closed.

Close Search Window