O primeiro dia da 5ª Semana Integrada de Ciência e Tecnologia de Gurupi (Sicteg), quarta-feira, 9, foi marcado por palestras com temas relacionados a saúde, direito e biotecnologia. A comunidade acadêmica gurupiense participou efetivamente da programação realizada este ano no Câmpus da Universidade Federal do Tocantins (UFT).

Abriram os trabalhos as palestras “Primeiros Socorros/SBV: Suporte Básico de Vida”, “Gestão de equipes”, “A utilização da Estabilização química em solos para Estradas”, Crimes Ambientais, Apreensões e Multas”, “A Metodologia Canvas aplicada à Biotecnologia”, “Biodiversidade fúngica e aplicações biotecnológicas”, “Uso de bioestimulante na agricultura” e “Caracterização das situações de trabalho escravo no Sul do Tocantins”. Essa última foi proferida pelo Procurador da República, Humberto de Aguiar Júnior. O Procurador falou sobre os desafios envolvendo o enfrentamento do trabalho escravo, casos em que houve a condenação e absolvição dos réus, além das questões sociais que contribuem para esse tipo de crime.

Ainda pela manhã, foi realizada a palestra os “Contornos jurídicos para o desenvolvimento” ministrada pela professora da Universidade de Gurupi – UnirG, Kárita Carneiro, na qual destacou a temática interdisciplinar que abrange aspectos econômicos, sociais, ambientais, políticos e culturais. “É uma discussão que envolve o papel do cidadão na promoção de uma sociedade igualitária e sustentável, por isso é importante que os acadêmicos estejam engajados e sejam multiplicadores desse conhecimento”, disse.

Durante o período da tarde as palestras foram voltadas para a biotecnologia. Alguns dos assuntos abordados foram a “Produção de biocombustível a partir de óleos e gorduras residuais”, “Eucaliptocultura no Tocantins”, “O agronegócio de flores como atividade inovadora e sustentável para a economia do Tocantins X Biotecnologia”, e a “Inovação na Gestão de perdas D”água para o desenvolvimento sustentável”.

As crianças do Projeto Letramento Científico, do Inova Gurupi, desenvolvido na Escola Municipal Antônio Lino de Sousa, demonstram experimentos com pigmentos naturais, utilizando açafrão, beterraba, cenouras e folhas verdes. “O objetivo do projeto é incentivar e instigar o aluno a conhecer o universo científico desde criança, pois a ciência está inserida no cotidiano de todos nós”, frisou a professora Vera Lúcia Cavalcante.

Abertura oficial

Durante a abertura oficial da 5ª Semana Integrada de Ciência e Tecnologia de Gurupi (Sicteg), realizada na noite desta quarta-feira (9), os representantes das instituições envolvidos na organização do evento ressaltaram a importância de investir no conhecimento e da popularização da ciência.

“Não há um investimento mais acertado do que investir em conhecimento. Não é à toa que a gestão municipal não tem medido esforços para realizar investimentos em Gurupi e hoje temos a maior feira de Ciência e Tecnologia do Estado. Se olharmos a história e observarmos como era a Coreia do Sul a 60 anos atrás veremos que era um país em situação difícil e após a decisão de investir de forma maciça em educação se tornou um país totalmente diferente, com outra qualidade de vida. E olhando para isso, nós aqui no Brasil, especialmente em Gurupi, não poderíamos deixar de investir pesado em ciência. Que nós possamos a cada ano ter uma semana maior que essa, porque só assim teremos uma sociedade vencedora e próspera através do conhecimento”, ressaltou o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação de Gurupi, Domingos Tavares, que representou o prefeito de Gurupi, Laurez Moreira, na cerimônia.

O coordenador-geral de Popularização da Ciência, Ivo Leite Filho, que na ocasião representou o ministro da Tecnologia do Brasil, Marcos César Pontes, proferiu palestra sobre a importância de popularizar a ciência. “É um privilégio participar deste evento e representar o Ministro da Tecnologia do Brasil, ele tem dado apoio a esse trabalho que chamamos de popularização da ciência. E quando vejo vocês todos se juntando, dando as mãos literalmente por essa mesma causa fico muito feliz, porque é algo que só existe em lugares que buscam crescer, fazendo parcerias e deixando de lado as diferenças para que a população construa um futuro melhor juntos”, disse.

Estrutura e Organização

Com uma programação diversificada a 5ª Sicteg proporciona aos participantes muita interação em diferentes áreas do conhecimento científico e tecnológico e, também, muito entretenimento com apresentações culturais. A estrutura do evento comporta 80 estandes divididos em praça de alimentação, setor produtivo e seguimento academia.

A acadêmica do 5° período do curso de Enfermagem da UnirG, Geovana Alves Cerqueira, avaliou positivamente o evento. “Participei das outras edições da Sicteg e percebo a evolução da organização do evento, a disposição da estrutura, uma programação diversificada, estão de parabéns os envolvidos. E além disso é um evento que vem para mostrarmos o que temos desenvolvido na academia bem como adquirir novos conhecimentos a partir da integração dos conhecimentos das instituições de ensino envolvidas”, ressaltou.

Este ano, além da UFT, Instituto Federal do Tocantins (IFTO) e Universidade de Gurupi – UnirG, a Universidade do Tocantins (Unitins) aderiu a organização do evento. Também são parceiros o Senac, Sebrae, Sesi, empresas incubadas, Sicredi e a BRK Ambiental.

Confira aqui a continuidade da programação, que segue até amanhã (11).