Na tarde desta sexta-feira, 11, último dia de programação da 5° Semana Integrada de Ciência e Tecnologia de Gurupi (Sicteg), foi realizado o primeiro Workshop Sistema Regional de Inovação com uma abordagem a respeito da realização de consórcios públicos intermunicipais. O evento direcionado aos prefeitos, secretários e vereadores da Região Sul do Tocantins teve como objetivo iniciar a discussão da organização de consórcios intermunicipais setoriais para o desenvolvimento dos municípios envolvidos.

O primeiro painel discutido no workshop teve como tema “Consórcios Intermunicipais para o Desenvolvimento de Sistema Regional de Inovação”, que foi explanado pelo prefeito municipal de Gurupi, Laurez Moreira. “É muito importante que todos nós gestores responsáveis pelo dinheiro público criemos consciência da importância da união, e o consórcio intermunicipal é isso, é a união de forças para facilitar a prestação de serviços para a sociedade. O nosso objetivo é fazer com que as pessoas vejam que cada recurso que entra para o poder público é revertido em benefício delas”, disse.

O segundo painel foi conduzido pela senadora da República Kátia Abreu, que além de explanar o seu conhecimento na realização de consórcios intermunicipais trouxe cases de sucesso para elucidar o assunto. “O consórcio é bom sob todos os aspectos em termos de produtividade, economia de custos e para investir nas pessoas, cidades, educação, saúde, em qualidade de vida. Ainda mais quando vivemos uma crise. O consórcio se torna quase que necessário e urgente, deixa de ser uma opção simples e pura, mas uma exigência para que os recursos possam ser melhor aproveitados, influindo diretamente na gestão do município e trazendo economia”, ressaltou.

3° Workshop de Turismo

Também integrado a programação da 5° Sicteg, foi realizado o 3° Workshop de Turismo da Região Sul do Tocantins, que teve como objetivo a elaboração de estratégias para o mapeamento do Trade Turístico dos municípios envolvidos no projeto de Turismo Integrado da Região Sul. O evento ocorreu na manhã desta sexta-feira, 11, no Câmpus da UFT de Gurupi.

O workshop dividido em dois painéis tratou da “Bioeconomia: Diversidade e riqueza para o desenvolvimento do turismo sustentável” e apresentou Gurupi como case de sucesso com a sua inserção no mapa turístico do Brasil. A superintendente de turismo do Estado, Maria Antônia Valadares, que conduziu o primeiro painel ressaltou a diversidade do município. “Gurupi é um destino indutor do turismo na região da Ilha do Bananal e o tema Bioeconomia e diversidade está em voga no Brasil, e esta região é riquíssima em diversidade biológica e cultural, que são diferenciais para o turismo. O turista hoje quer lugares onde a natureza é preservada e onde as pessoas são unidas e felizes, e Gurupi é rica em tudo isso”, destacou.

A secretária de turismo de Gurupi, Zenaide Costa, ressaltou o trabalho que vem sendo realizado para essa evolução do turismo. “Estou muito feliz de ver o resultado do trabalho da secretária de cultura e turismo, Gurupi deu um salto de qualidade em todas os seguimentos da gestão e na área da cultura e turismo não tem sido diferente. Percebo que Gurupi ao ser inserida no mapa turístico do Brasil nos fez dar um salto junto ao ministério do Turismo e isso enriquece o nosso trabalho”, disse.