A Prefeitura Municipal de Gurupi, por meio do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) deu início esta semana aos trabalhos de coleta e destinação correta de pneus descartados no Município. A ação é em parceria com a Reverso Reciclagem de Pneus, empresa de Goiânia, que faz o recolhimento do material para a reciclagem.

Segundo o diretor do CCZ, Henrique Alencar essa iniciativa vai ao encontro das ações de limpeza da cidade e combate à dengue no Município. “A secretaria de Saúde de Gurupi está em constante trabalho no combate à dengue, e temos a compreensão de que além das ações feitas de bairro em bairro, a coleta desses materiais ajudam de forma efetiva no trabalho das equipes. Desde o início do ano já recolhemos cerca de 161 toneladas, e nessa última ação recolhemos mais 46, concluindo o trabalho com mais de 200 toneladas recolhidas apenas neste ano”, comemorou.

Nesta ação os pneus foram coletados em diversos estabelecimentos da cidade, como postos de combustíveis, lojas de pneus e borracharias. Após a coleta, o material foi armazenado em um galpão no Parque Industrial, onde posteriormente serão recolhidos pela empresa Reverso Reciclagem de Pneus, responsável pela logística dos pneus descartados.

Para o secretário de Saúde, Gutierres Torquato, a importância desse trabalho afeta diretamente na saúde do cidadão. “Essa ação é uma medida de responsabilidade ambiental e principalmente de saúde pública da nossa administração. Hoje em dia os pneus se transformaram em um grande acumulador de resíduos, onde hospedam diversos vetores de doenças como mosquitos, ratos e baratas, além de demorar anos para a decomposição.” destacou.