Boletim COVID-19|

O Comitê Gestor de prevenção ao coronavírus em Gurupi informou que até as 11 horas desta terça-feira, 28 de abril de 2020, foram realizados 08 testes rápidos pelo Centro de Triagem, e mais 01 pelo Hospital Unimed. Todos tiveram resultado negativo para a Covid-19.

Também foram feitos 02 testes SWAB, o primeiro em um homem de 28 anos, realizado na Unidade de Pronto Atendimento (UPA); e o segundo em uma mulher de 44 anos, realizado no Centro de Triagem. As amostras colhidas foram enviadas ao Laboratório Central do Estado – LACEN. Os dois pacientes aguardam o resultado em isolamento domiciliar.

Dessa forma Gurupi chega a 96 casos descartados da doença e 04 casos suspeitos aguardando o resultado do LACEN. O único paciente de Gurupi que testou positivo para Covid-19, homem de 58 anos, está curado e foi encerrado o seu período de isolamento domiciliar.

A Vigilância Epidemiológica informou mais 02 casos positivos de Covid-19 em caminhoneiros que estavam em trânsito pela BR-152. Os resultados foram obtidos nesta última segunda-feira, 27. O primeiro, paciente de 57 anos, residente de Patos de Minas (MG), esteve internado no Hospital Regional de Gurupi, recebeu alta, a família veio buscá-lo e o levou para Brasília (DF); o segundo, paciente de 53 anos, residente de Contagem (MG), regulado do município de Cariri para o HRG, onde se encontra internado.

O primeiro caminhoneiro que testou positivo para a doença, homem de 64 anos de idade, residente da cidade de São Lourenço da Mata (PE), segue internado no HRG. A suspeita foi registrada no dia 24 de abril e a confirmação foi dada neste último domingo, 26.

A Vigilância Epidemiológica esclarece que esses casos não são registrados no Boletim Informativo de Gurupi por se tratarem de pacientes residentes de outros Estados, conforme normatiza os protocolos do Ministério da Saúde (MS).

Recomendações

O Comitê Gestor reforça o pedido às pessoas para que sigam as instruções de prevenção, segurança e controle do vírus, principalmente aquelas que tiverem retornado de viagem, em especial atenção aos locais com transmissão sustentada do vírus:

– pessoas sem sintomas respiratórios devem permanecer por isolamento domiciliar por 14 dias;

– as que tiverem sintomas respiratórios leves ligar para a vigilância epidemiológica a fim de serem orientadas sobre as providências mais específicas por meio do telefone (63) 9 84244156, 3351-0088 ou por email visaegurupi@gmail.com;

– no surgimento de febre associada a sintoma respiratório intenso, a exemplo dificuldade de respirar, devem buscar atendimento nas unidades de Urgência e Emergência.

O isolamento social deve ser mantido assim como os cuidados com a higiene pessoal. A Covid-19 é altamente contagiosa, e por esta razão os cuidados devem ser redobrados, principalmente com crianças, lactantes, gestantes, pessoas portadoras de doenças crônicas e idosos. Mantenhamo-nos em alerta. Nosso pedido é para que fiquem em casa e só saiam em casos de extrema necessidade.

Quaisquer dúvidas podem ser esclarecidas por meio da ouvidoria do município pelos números: (63) 3315-0077 e 0800 646 3366; também pela Vigilância Epidemiológica: (63) 98424-4156 ou 3315-0088; e pelo e-mail: coronavirus@gurupi.to.gov.br; além das redes sociais e contatos institucionais que podem ser encontrados no site da Prefeitura de Gurupi.

Confira aqui o Boletim Epidemiológico completo desta terça-feira, 28.