A Prefeitura de Gurupi está retomando o planejamento de trabalho que vinha sendo executado pela Infraestrutura do município antes do período chuvoso, visando melhorias pela cidade. Serviços como manutenção e conservação das vias pública, drenagem, implantação de bueiros, duplicação de ponte, roçagem e limpeza de terrenos baldios são algumas das ações da Secretaria Municipal de Infraestrutura que já foram retomadas.

Para o Prefeito de Gurupi, Laurez Moreira, obras referentes a infraestrutura são fundamentais para que o município continue em desenvolvimento. “Apesar da Pandemia de Covid-19 e a atenção voltada para a Saúde neste momento, não poderíamos deixar também de avançar nas melhorias da infraestrutura de Gurupi, assim como tem sido nos últimos anos. Com o período chuvoso se encerrando, retomamos os serviços e estamos dando andamento em obras importantes em nossa cidade para que elas sejam concluídas o mais breve possível. Quando recomendamos para o cidadão ficar em casa, nós continuamos cuidando da casa de todos nós. Tudo isso para que a nossa cidade continue crescendo”, disse o prefeito.

Obras

Mesmo em tempos de Pandemia, as obras não têm sido deixadas de lado. A Infraestrutura tem retomado o planejamento de trabalho e algumas obras do município já estão novamente em andamento e, nos próximos dias, serão intensificadas com o fim do período chuvoso, que impossibilitava a continuidade dos serviços. “A previsão é de que nos próximos dias sejam iniciadas as obras de pavimentação pela cidade”, projetou o secretário municipal de infraestrutura, Gerson Oliveira.

Entretanto, obras como implantação de bueiros já estão concluídas, como por exemplo nas Ruas 54 e 55 do bairro Nova Fronteira, que já estão com bueiros instalados e prontas para receberem a pavimentação e a Rua 48 do mesmo setor está com a implantação do bueiro em andamento para depois receber asfalto. “Em breve o Nova Fronteira será um novo setor com Drenagem, bueiros, pavimentação, calçadas com acessibilidade e sinalização”, afirmou o secretário.

Outra obra importante em andamento é a duplicação da Ponte da Avenida Goiás sobre o córrego Pouso do Meio e alargamento do trecho da Avenida Goiás que liga a ponte até o cruzamento com a Rua 02 do Jardim Tocantins. Próximo a obra da ponte também está sendo executada drenagem da Avenida Goiás. Tais serviços buscam otimizar o tráfego no principal acesso aos bairros da região Norte de Gurupi, ao Centro Olímpico e ao Parque Agroindustrial (PAIG).

Limpeza

As equipes de limpeza da pasta também estão intensificando o serviço de roçagem e retirada de entulhos em lotes e terrenos baldios por toda a cidade. A ação faz parte da campanha “Lote limpo”, que tem como objetivo deixar a cidade segura e livre de doenças.

Além dos terrenos baldios nos bairros, a ação também tem passado por acessos importantes em Gurupi. As margens do trecho da Avenida Goiás que liga o centro da cidade ao Parque Agroindustrial, as margens da BR-242 no trecho que liga o bairro Vila São José ao Centro Administrativo da Prefeitura de Gurupi e as margens da TO-374, saída para Dueré-TO, todas foram limpas pela Secretaria de Infraestrutura, proporcionando mais segurança aos condutores de veículos e pedestres que fazem caminhada nestes locais.

Tapa buracos

Os serviços de manutenção e reparos da malha asfáltica também estão sendo realizados a todo vapor em várias frentes nos quatro cantos de Gurupi. Neste caso, a própria comunidade pode ajudar informando a Secretaria de Infraestrutura os locais que necessitam do serviço pelo telefone 3315-0070.

Prevenção

A Secretaria de Infraestrutura lembra que devido a Pandemia de Covid-19, tem adotado todas as medidas de segurança e prevenção à doença, de acordo com o Decreto municipal 498/2020. São disponibilizados para todos os trabalhadores os equipamentos de proteção individual e álcool 70% para higienização pessoal.

Os veículos e equipamentos de trabalho também são higienizados diariamente. Foram adotadas medidas para evitar a aglomeração dos trabalhadores nos locais de serviço com demarcações e orientações sobre o distanciamento mínimo de 1,5 metro entre cada colaborador.

Duplicação da Ponte sobre o córrego Pouso do Meio

Drenagem na Avenida Goiás

Drenagem no bairro Nova Fronteira

Implantação de bueiros no bairro Nova Fronteira