Boletim COVID-19|

O Comitê Gestor de prevenção ao coronavírus em Gurupi informou que até às 18h desta quinta-feira, 30, foi realizado 01 teste SWAB pelo Hospital Unimed em um homem de 36 anos de idade. Ele informou que teve contato com outro paciente que testou positivo para a doença. O paciente apresenta sintomas leves e aguarda o resultado do exame em isolamento domiciliar. As amostras coletadas foram enviadas ao Laboratório Central do Estado – LACEN.

Também foram realizados 05 testes SWAB pela Unidade de Pronto Atendimento (UPA), sendo dois homens, um de 33 e outro de 39 anos de idade, e 03 mulheres, uma de 18 e outra de 31, ambas informaram que tiveram contato com caso positivo da doença, e a última de 33 anos de idade. As amostras coletadas foram enviadas ao LACEN. Os pacientes estão cumprindo o isolamento domiciliar enquanto aguardam o resultado dos exames, exceto o paciente de 33 anos que se encontra internado no Hospital Regional de Gurupi (HRG), mas seu quadro é estável.

A UPA também realizou 02 testes rápidos, sendo um em uma mulher de 43 anos e o outro em um homem de 32. Ambos foram descartados.

O Centro de Triagem realizou 04 testes SWAB, os pacientes são todos do sexo masculino, de 47, 41, 37 e 13 anos de idade, este último informou que teve contato direto com caso confirmado da doença. Os pacientes também estão em isolamento domiciliar aguardando o resultado dos exames enviados ao LACEN.

O Centro de triagem também realizou 06 testes rápidos, sendo em quatro homens, de 15, 54, 26 e 55; e em duas mulheres, de 30 e 51 anos de idade. Todos testaram negativo para a Covid-19.

Com isso Gurupi chega a 114 casos descartados da doença; 10 casos suspeitos aguardando resultado pelo LACEN; e 03 casos confirmados, sendo que 01 destes já se encontra curado.

Recomendações

O Comitê Gestor reforça o pedido às pessoas para que sigam as instruções de prevenção, segurança e controle do vírus. O isolamento social deve ser mantido assim como os cuidados com a higiene pessoal. A Covid-19 é uma doença grave e altamente contagiosa, por esta razão os cuidados devem ser redobrados, principalmente pelas pessoas do grupo de risco. A orientação é que fiquem em casa e só saiam em casos de extrema necessidade.

Quaisquer dúvidas podem ser esclarecidas com a Vigilância Epidemiológica por meio dos números: (63) 98424-4156 ou 3315-0088; pelo e-mail: coronavirus@gurupi.to.gov.br; além das redes sociais e contatos institucionais que podem ser encontrados no site da Prefeitura de Gurupi.

Confira aqui o boletim completo.