O projeto Inova Gurupi da Secretaria Municipal de Ciência e Tecnologia e Sebrae, com apoio das Instituições de Ensino (IEs) IFTO, UnirG, SENAI, UFT e UNITINS promovem nos dias 8 e 9 de maio o evento “Ideathon Online: Desafios da Educação em tempos de Covid-19”. Será uma experiência de empreendedorismo completamente online voltada para o setor educacional de Gurupi, e além de promover soluções para esse setor, irá premiar as três melhores ideias. As inscrições estarão abertas até o próximo dia 7.

A iniciativa busca aumentar o engajamento e voluntariado da sociedade e dos empresários para amenizar o impacto que os empreendedores do setor educacional estão sofrendo durante a crise gerada pela Covid-19. O intuito é fazer com que os participantes pensem soluções para os problemas do segmento empresarial como creches, escolas de Ensino Fundamental ao Médio, escolas de música e de línguas. Além disso, os idealizadores do desafio consideraram as angústias e sentimentos negativos consequentes dos impactos da pandemia, e por isso pensaram um evento online que permita que boa parte das pessoas se engajem numa atividade produtiva, mantenham-se ocupadas, gerem um bom nível de interações virtuais e contribuam para reduzir os efeitos negativos do momento.

A coordenadora do Inova Gurupi, Adriana Terra ressaltou os motivos que levaram a realização do evento. “A suspensão das aulas presenciais para reduzir a propagação da COVID-19 gerou necessidades específicas para instituições de ensino da rede privada. Propor soluções para essas necessidades é uma ação de Política Pública e visa coletar respostas sobre esta problemática a partir de “cérebros” e de uma importante gama de ferramentas digitais que pode ser utilizada pelos participantes da comunidade gurupiense inscritos no evento. As temáticas serão abordadas em várias dimensões: econômica, técnica, política e humana. A expectativa é que possamos ter solvências que possam ser implementadas imediatamente pelos gestores das escolas do setor privado”, disse.

A Gerente Regional do Sebrae, Paula Alencar explica que o desafio irá ajudar as pessoas que estão ociosas em casa e além disso o alimento arrecadado irá para pessoas carentes. “O Ideathon surgiu da possibilidade de nos colocarmos a disposição com ferramentas para ajudar os empresários que mais tem sofrido com a pandemia. Escolhemos a educação que está toda fechada. O Ideathon é um brainstorming de ideias onde as pessoas vão apresentar as melhores soluções para esse tipo de negócio, e as melhores ideias serão premiadas. O objetivo, além de ajudar o setor de educação que tem sofrido, é também para que as pessoas não fiquem em casa somente na ociosidade, mas possam colaborar para um município melhor, colaborar com as empresas. Além disso o alimento arrecadado irá ajudar famílias carentes cadastradas no Mesa Brasil”, declarou.

Para se inscrever é preciso doar 02 quilos de alimentos não perecíveis, exceto arroz. Os alimentos deverão ser entregues no Sebrae na data que será definida pela organização. Toda a população gurupiense pode participar. Podem se inscrever equipes de no mínimo duas pessoas e máximo cinco. O evento terá 32 horas de certificação. Faça aqui a sua inscrição.

As ideias deverão ser apresentadas ao final do Ideathon em forma de projeto para avaliação e posterior premiação. A melhor ideia será premiada com o valor de R$ 2 mil reais, a 2ª melhor com 04 Mibands e a 3ª com 4 fones airdots para cada pessoa da equipe.

Para saber mais sobre o evento, inscrição e verificar todos os critérios de participação acesse o Regulamento Idheaton.