Os pesquisadores do Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística (Ibope) realizarão em Gurupi no domingo, 21, segunda-feira, 22 e terça-feira, 23 a  terceira etapa da pesquisa que visa levantar o número de casos de infecção pelo Coronovírus. Esse trabalho está sendo realizado simultaneamente em 133 cidades do Brasil.

Novos 250 domicílios gurupienses serão sorteados para receber os pesquisadores, que identificados e com os equipamentos de proteção individual, irão coletar uma gota de sangue na ponta do dedo do participante que será analisada e em 15 minutos apresentará o resultado. Esse teste detecta a presença de anticorpos, que são as defesas que o organismo produz contra o vírus somente depois de sete a dez dias do momento do contágio.

Essa pesquisa é um estudo é realizado pela Universidade Federal de Pelotas, financiado pelo Ministério da Saúde e executado pelo Ibope Inteligência.

Segundo o coordenador da pesquisa em Gurupi, o enfermeiro Ribamar Cabral, esse retorno  dos pesquisadores é para medir se os números de casos aumentaram em  comparação às pesquisas anteriores. Todos os dados, conforme ele,  serão encaminhados posteriormente às Secretarias Municipais de Saúde.

O secretário municipal de Saúde, Antônio Carlos Pakalolo, pede mais uma vez a colaboração dos moradores sorteados que participem desse estudo, pois os dados irão contribuir para formatação de propostas que subsidirao o enfrentamento à Covid-19.

Ao receber o pesquisador, o morador deverá assinar um termo de consentimento de participação da pesquisa, em  seguida será aplicado o teste rápido para o coronavirus e também precisará responder um breve questionário.