Boletim COVID-19|

O Comitê Gestor de prevenção ao coronavírus em Gurupi informou que até às 14h deste sábado, 11, foram confirmados mais 22 casos de Covid-19 na cidade. São 14 mulheres entre 26 e 56 anos de idade; e 08 homens, entre 23 e 88 anos de idade. Destes casos, 08 afirmam ter tido contato com caso positivo; e 14, a origem da transmissão está em análise.

Foi confirmado mais um óbito na cidade. Segundo informações dadas pelo Hospital Regional de Gurupi (HRG), trata-se de uma mulher de 84 anos de idade. A paciente estava internada na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) em razão de outros tratamentos, e depois de apresentar sintomas da Covid-19 foi realizado o teste que resultou na confirmação. Ela foi transferida para a ala da Covid-19, mas logo veio a óbito.

No Centro de Triagem foram realizados 30 testes SWAB; em 10 homens com idade entre 28 e 59 anos; e em 20 mulheres com idade entre 14 e 74 anos. Também foram feitos 40 testes rápidos, todos com resultados negativos.

Na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) foram realizados 22 testes SWAB: em 08 homens com idade entre 10 e 46 anos; e em 14 mulheres com idade entre 11 e 46 anos. Também foram feitos 14 testes rápidos, todos com resultados negativos.

Todos os testes SWAB realizados pela UPA e Centro de Triagem foram enviados ao Laboratório Central do Estado – Lacen, em Palmas. Os pacientes aguardam o resultado em isolamento domiciliar e todos estão sob monitoramento da Vigilância Epidemiológica de Gurupi.

Gurupi contabiliza até o momento 2.674 casos descartados; 197 suspeitos; 379 confirmados, destes 192 já estão recuperados, 181 estão em tratamento, e 06 óbitos.

Internações

No Hospital Regional de Gurupi (HRG) estão internados três homens, de 93, 62 e 20 anos de idade; os dois primeiros estão em estado grave da doença e estão na UTI; e o terceiro em estado moderado, fora da UTI. E uma mulher de 63 anos de idade está internada com suspeita da doença e aguarda o resultado do exame.

O senhor de 80 anos de idade que estava internado no HRG com suspeita de Covid-19 recebeu resultado negativo. E uma mulher de 55 anos que estava internada recebeu alta.

Na rede particular há quatro pacientes internados, sendo três homens de 74, 66 e 64 anos de idade; o primeiro em estado grave da doença, e os dois últimos em estado moderado. E uma mulher de 49 anos de idade está internada com suspeita da doença e aguarda o resultado do exame.

Recomendações

O Comitê Gestor de prevenção ao coronavírus reforça que as medidas de prevenção são extremamente necessárias para evitar a transmissão principalmente aos grupos de risco. O esforço deve ser coletivo e o isolamento social deve ser priorizado. O momento não é para festividades, confraternizações, encontro de amigos e familiares, visitas, viagens, pois a atual situação exige que o isolamento social seja prioridade. Quanto menos contato com outras pessoas, menor é a chance de ser infectado pelo coronavírus. Dessa forma o cidadão irá proteger tanto seus familiares quanto outras pessoas e evitar a propagação do vírus.