Boletim COVID-19|

O Comitê Gestor de prevenção ao Coronavírus em Gurupi informou que até às 11h desta quinta-feira, 16, foram confirmados mais 23 casos positivos de Covid-19 na cidade. São 09 mulheres, entre 18 e 64 anos, e 14 homens, entre 27 e 52 anos. Destes, 13 disseram ter tido contato com caso positivo e os demais desconhecem a origem da transmissão.

A Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde informou que nove pessoas receberam a alta do isolamento domiciliar. São três homens, entre 18 e 49 anos, e seis mulheres, entre 18 e 68 anos.

Na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) foram realizados 60 testes Swab, enviados ao Laboratório Central do Estado (Lacen), de 31 homens, entre 18 e 77 anos, e 29 mulheres, entre 06 e 65 anos. No local também foram realizados 42 testes rápidos com resultados negativos.

No Centro de Triagem foram realizados 11 testes Swab, de 04 homens, entre 13 e 58 anos, e 07 mulheres, entre 27 e 58 anos. Foram realizados 33 testes rápidos com resultados negativos.

Em uma unidade de saúde particular cinco pessoas, sendo uma criança de 04 anos e quatro homens, entre 23 e 30 anos, realizaram o teste Swab.

Todas as pessoas que aguardam resultado dos testes Swab estão em isolamento domiciliar.

Gurupi contabiliza nesta quinta-feira, 3.032 casos descartados, 204 casos suspeitos, 470 confirmados, destes, 229 são pessoas recuperadas, 236 pessoas estão em tratamento e 05 óbitos

Internações

No Hospital Regional de Gurupi estão internadas sete pessoas. Destes três homens, de 37, 59 e 73 estão com suspeita de Covid-19 e aguardam resultado dos exames. Dois homens, de 62 e 69 anos testados positivo para doença recebem os cuidados médicos. O primeiro está na UTI Covid, em estado grade e o outro na ala clínica-covid em estado moderado. Duas mulheres, de 46 e 81 anos também estão internadas e o estado de saúde delas é considerado moderado.

Em um hospital particular dois homens, de 25 e 66 anos estão sob os cuidados médicos e o estado de saúde deles é considerado moderado. Continua internada a mulher de 49 anos, entubada, em estado grave.

Confira o Boletim Completo

Recomendações

O Comitê Gestor de prevenção ao coronavírus reforça que as medidas de prevenção são extremamente necessárias para evitar a transmissão principalmente aos grupos de risco. O esforço deve ser coletivo e o isolamento social deve ser priorizado. O momento não é para festividades, confraternizações, encontro de amigos e familiares, visitas, viagens, pois a atual situação exige que o isolamento social seja prioridade. Quanto menos contato com outras pessoas, menor é a chance de ser infectado pelo coronavírus. Dessa forma o cidadão irá proteger tanto seus familiares quanto outras pessoas e evitar a propagação do vírus.