Boletim COVID-19|

Compartilhe:

O trabalho diante da pandemia de um vírus desconhecido requer uma série de cuidados com a saúde física e mental.  Os profissionais que estão na linha de enfrentamento à doença vivem no seu cotidiano a pressão para cuidar do próximo, cuidar de si e de sua família. Convivem, muitas vezes, com o medo de serem contaminados e repassar o vírus para os que amam. O autocontrole e inteligência emocional são imprescindíveis para superar as adversidades nesse momento.

 

Pensando na saúde mental dos profissionais da saúde que estão no enfretamento da Covid-19 em Gurupi, o Comitê Gestor de Combate a Covid, propôs à coordenação de Estágios do Curso de Psicologia da Universidade de Gurupi – UnirG a parceria, em que os acadêmicos em estágio realizam atendimentos aos profissionais que estão trabalhando diretamente no combate do coronavírus.

 

A Coordenadora de Estágios de Psicologia, Psic. Ellen F Klinger, reafirmou que o Serviço Escola de Psicologia – SEPSI está de portas abertas para acolher e atender a esses profissionais, que além da clínica escola, outros estágios também atenderão  a demanda das equipes de saúde, como nas UBSs Ulisses Moreira Milhomens e  na João Manoel. Também, está em análise a possibilidade de atendimento online, modalidade flexibilizada pelo Conselho Federal de Psicologia para alguns estágios durante a pandemia. 

 

O SEPSI e  demais campos de estágio estão  abertos a receber os profissionais da saúde pública municipal e toda a comunidade.

 

Medidas de contingência foram adotadas pela UnirG e pelo SEPSI para maiores cuidados com a saúde, como barreiras sanitárias e orientação ao público.

 

Para os atendimentos, o interessado deve entrar em contato   pelo telefone 3612-7717, das 7 às 19h de segunda a sexta-feira, ou, pelo email sepsi@unirg.edu.br.

 

O presidente do Comitê Gestor, Robson Tibúrcio, destaca a importância do cuidado com a saúde mental dos profissionais e que essa parceria irá colaborar bastante para a promoção do bem-estar das pessoas que estão na linha de frente ao enfrentamento à doença.

 

“Contemporaneamente o conceito de saúde ultrapassou a dimensão do bem-estar físico expandindo-se para o emocional. Essa ação concreta da Administração Municipal em cuidar da psiquê dos profissionais que estão na linha de combate contra esse inimigo invisível é mais uma prova incontestável de valorização da classe, que por sua vez, refletirá no melhor cuidado aos pacientes que buscam socorro na Rede Municipal”, destacou.

Comments are closed.

Close Search Window