Boletim COVID-19|

O Comitê Gestor de Prevenção ao Coronavírus de Gurupi informou que até às 14h deste sábado (15), foram confirmados mais 18 novos casos de Covid-19 na cidade. São 08 resultados do Laboratório Central do Estado (Lacen) e 10 de testes rápidos. Foram diagnosticados com a doença 10 homens entre 16 e 64 anos e 08 mulheres entre 18 e 89 anos.

A Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde informou a alta de isolamento domiciliar de 22 pessoas, sendo 15 mulheres e 07 homens.

Na Unidade de Pronto Atendimento (UPA), foram realizados 88 testes Swab, enviados ao Lacen, de 33 Homens com idade entre 15 e 96 anos, e 55 Mulheres, entre 16 e 35 anos. Foram realizados 48 testes rápidos, todos com resultado negativo.

No Centro de Triagem de Município foram realizados 20 testes Swab, enviados ao Lacen, de 14 Mulheres entre 14 e 46 anos e 06 Homens entre 02 e 68 anos.  Também foram realizados 34 testes rápidos, sendo 30 com resultado negativo e 04 com resultado positivo.

Em hospital da rede privada foi realizado 08 testes Swab, enviados ao Lacen, de 02 Homens de 28 e 47 anos, e 06 Mulheres de 22 e 45 anos.

Em laboratório ou farmácia particular foram realizados 06 testes rápidos, todos com resultado positivo.

Óbito

Foi registrado mais um óbito de paciente de Gurupi por Covid-19. A vítima trata-se de um homem de 69 anos, com histórico de AVC, etilista, e apresentava baixa saturação, falta de ar e tosse. Recebeu os primeiros atendimentos na UPA e foi regulado para o Hospital Regional de Gurupi (HRG) no dia 25 de julho, onde permaneceu até este sábado (15), data do óbito.

Gurupi contabiliza neste sábado, 5.764 casos descartados, 644 casos suspeitos, 1.820 confirmados, destes 878 pessoas estão recuperadas, 922 em tratamento e 20 óbitos.

Internações

Estão internados no Hospital Regional de Gurupi (HRG), na UTI-Covid, duas mulheres de 52 e 77 anos, ambas em estado grave, além de cinco homens entre 55 e 81 anos. Na Ala clínica-covid, estão cinco homens, entre 55 e 81 anos, além de uma mulher de 80 anos, que aguarda transferência para o Hospital Geral de Palmas (HGP).

Na rede particular estão internados na UTI duas mulheres de 40 e 85 anos, e um homem de 30 anos. Na ala clínica estão três homens de 55, 62 e 71 anos.

Recomendações

O Comitê Gestor de prevenção ao coronavírus reforça que as medidas de prevenção são extremamente necessárias para evitar a transmissão principalmente aos grupos de risco. O esforço deve ser coletivo e o isolamento social deve ser priorizado. O momento não é para festividades, confraternizações, encontro de amigos e familiares, visitas, viagens, pois a atual situação exige que o isolamento social seja prioridade. Quanto menos contato com outras pessoas, menor é a chance de ser infectado pelo coronavírus. Dessa forma o cidadão irá proteger tanto seus familiares quanto outras pessoas e evitar a propagação do vírus.