Boletim COVID-19|

O Comitê Gestor de Prevenção ao Coronavírus de Gurupi informou que até às 14h deste sábado, 22, foram confirmados mais 31 novos casos de Covid-19. São 21 mulheres com idades entre 17 e 65 anos; e 10 homens com idades entre 18 e 50 anos.

A Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde informou a alta do isolamento de 37 mulheres e 29 homens.

Na Unidade de Pronto Atendimento (UPA), foram realizados 42 testes rápidos, apenas 02 testaram positivo para a Covid-19. No Centro de Triagem 37 pessoas realizaram testes rápidos, 04 foram confirmados. Em uma Unidade Básica de Saúde (UBS) foi feito 01 teste rápido, com resultado positivo; e em laboratórios da rede privada foram confirmados mais 08 casos. Também foram realizados nos domicílios 27 testes rápidos, todos com resultados negativos.

Gurupi contabiliza neste sábado 6686 casos descartados; 333 suspeitos; 2191 confirmados, destes 1273 estão recuperados, 892 em tratamento e 26 óbitos.

Internações

Estão na Unidade de Terapia Intensiva (UTI-Covid) do Hospital Regional de Gurupi três mulheres de 30, 52, 77, anos, e três homens de 45, 60 e 86 anos. Além de um homem de 49 anos, com suspeita de Covid-19 aguardando resultado.

Na ala clínica-covid permanecem uma mulher de 79 anos e cinco homens de 49, 69, 75, 76 e 81 anos.

Na UTI de um hospital particular há um homem 85 anos em estado grave. Na ala clínica possui dois homens de 56 e 71 anos de idade. A mulher de 77 anos,  e o homem de 58 que estavam na ala clínica tiveram alta neste sábado.

Recomendações

O Comitê Gestor de prevenção ao coronavírus reforça que as medidas de prevenção são extremamente necessárias para evitar a transmissão principalmente aos grupos de risco. O esforço deve ser coletivo e o isolamento social deve ser priorizado. O momento não é para festividades, confraternizações, encontro de amigos e familiares, visitas, viagens, pois a atual situação exige que o isolamento social seja prioridade. Quanto menos contato com outras pessoas, menor é a chance de ser infectado pelo coronavírus. Dessa forma o cidadão irá proteger tanto seus familiares quanto outras pessoas e evitar a propagação do vírus.