Boletim COVID-19|

O Comitê Gestor de Prevenção ao Coronavírus de Gurupi informou que até às 14h desta quinta-feira, 06, foram confirmados mais 61 casos positivos de Covid-19 na cidade, sendo 55 resultados do Laboratório Central do Estado (Lacen) e seis de testes rápidos. São 35 mulheres, entre 15 e 64 anos, e 26 homens, entre 04 e 79 anos.

A Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde de Gurupi informou a alta do isolamento domiciliar de 20 homens e 18 mulheres.

Na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) foram realizados 85 testes Swab, enviados ao Lacen, de 45 mulheres, entre 02 e 88 anos, e 40 homens, entre 03 e 100 anos. Testaram negativo para o vírus por meio do Teste Rápido 36 pessoas, e outras 02, positivo.

No Centro de Triagem 71 pessoas também realizaram os testes rápidos, com 69 resultados negativos e 02 positivos. Realizaram os testes Swab, 13 mulheres, entre 05 e 69 anos, e 20 homens, entre 01 e 70 anos.  Mais duas pessoas realizaram o teste rápido com resultados positivos em uma unidade básica de saúde.

Confirmação de resultado positivo

No dia 04 de julho morreu no Hospital  Regional de Gurupi uma mulher de 81 anos, que estava internada devido uma hepatite aguda e também era portadora da  síndrome Hepato Renal. Foi realizado exame para o diagnóstico da Covid-19 e o resultado liberado nesta quinta-feira deu positivo.

Gurupi contabiliza nesta quinta-feira 4.829 casos descartados, 195 suspeitos, 1.420 confirmados, destes 583 pessoas estão curadas, 821 em tratamento e 16 óbitos.

Internações

Permanecem internados no Hospital Regional de Gurupi (HRG) 11 pessoas. Destas, duas, uma criança de 2 anos, e uma mulher de 81 anos, aguardam resultado do exame de confirmação do vírus.  Dois homens, de 69 e 81 anos, e uma mulher de 77 anos, estão na UTI-Covid, em estado grave.

Na ala clínica-covid, estão duas mulheres de 34 e 62 anos, e quatro homens, de 62, 67, 75  e 82 anos. Todos em estado moderado da doença.

Na rede privada estão um homem de 62 anos, em estado grave, e duas mulheres de 63 e 77 anos, em estado moderado da doença.

Confira o Boletim Completo

Recomendações

O Comitê Gestor de prevenção ao coronavírus reforça que as medidas de prevenção são extremamente necessárias para evitar a transmissão principalmente aos grupos de risco. O esforço deve ser coletivo e o isolamento social deve ser priorizado. O momento não é para festividades, confraternizações, encontro de amigos e familiares, visitas, viagens, pois a atual situação exige que o isolamento social seja prioridade. Quanto menos contato com outras pessoas, menor é a chance de ser infectado pelo coronavírus. Dessa forma o cidadão irá proteger tanto seus familiares quanto outras pessoas e evitar a propagação do vírus.