Boletim COVID-19|

O Comitê Gestor de Prevenção ao Coronavírus de Gurupi informou que até às 14h desta quinta-feira, 13, foram confirmados 18 novos casos de covid-19 na cidade, sendo sete resultados do Laboratório Central do Estado (Lacen) e 11 de testes rápidos. São nove mulheres, entre 23 e 63 anos, e nove homens, entre 21 e 72 anos.

A Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde informou a alta do isolamento domiciliar de 25 Homens e  33 Mulheres.

Na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) foram realizados 40 testes Swab enviados ao Lacen de 19 homens, entre 7 e  76 anos, e de 21 mulheres, entre  11 meses  e  63 anos. Foram realizados 49 testes rápidos todos com resultados negativos.

No Centro de Triagem, 26 pessoas foram submetidas aos testes rápidos com resultados negativos. Foram realizados 38 testes Swab, sendo 16 homens, entre 01 e 97 anos, 22 mulheres, entre 04 e  75 anos.

Em um hospital da rede particular 06 homens, entre 10 e 62 anos, e 14 mulheres, entre 27 e 59 anos, também foram submetidos aos testes Swab.

Em um laboratório particular foram realizados 11 testes rápidos, todos com resultados positivos.

Gurupi contabiliza nesta quinta-feira, 5.554 casos descartados, 459 suspeitos, 1.724 confirmados, destes, 822 pessoas estão recuperadas, 883 estão em tratamento e 19  óbitos .

Confira o Boletim completo.

Internações

Permanecem internadas na UTI-Covid do Hospital Regional de Gurupi duas mulheres de 52 e 77 anos. Estão também quatro homens de 69, 72, 81, e 86 anos e outro de 65 anos que está com suspeita da Covid-19, aguardando resultado.

Na ala clínica-covid permanecem três homens de 60, 75 e 76 anos em estado moderado, além de um homem de 67 anos e uma mulher de 80 anos que aguardam o resultado do exame.

Em um hospital da rede particular permanece na UTI uma mulher de 85 anos e também recebe os cuidados um homem de 30 anos e outro de 62 anos.

Recomendações

O Comitê Gestor de prevenção ao coronavírus reforça que as medidas de prevenção são extremamente necessárias para evitar a transmissão principalmente aos grupos de risco. O esforço deve ser coletivo e o isolamento social deve ser priorizado. O momento não é para festividades, confraternizações, encontro de amigos e familiares, visitas, viagens, pois a atual situação exige que o isolamento social seja prioridade. Quanto menos contato com outras pessoas, menor é a chance de ser infectado pelo coronavírus. Dessa forma o cidadão irá proteger tanto seus familiares quanto outras pessoas e evitar a propagação do vírus.