Boletim COVID-19|

O Comitê Gestor de Prevenção ao Coronavírus de Gurupi informou que até às 14h desta quinta-feira, 20, foram confirmados 77 novos casos de Covid-19 na cidade. São 58 resultados do Laboratório Central do Estado (Lacen) e 19 de testes rápidos. Contraíram a covid, 51 mulheres, entre 15 e 77 anos, e 26 homens, entre 03 e 80 anos.

A Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde informou a alta do isolamento de 38 mulheres e 32 homens.

Na Unidade de Pronto Atendimento (UPA), 57 pessoas foram submetidas aos testes rápidos, com 53 resultados negativos e 04 positivos. No Centro de Triagem, 16 mulheres, entre 04 e 71 anos, e nove homens, entre 02  e  74 anos, realizaram os testes Swab. 41 pessoas realizaram os testes rápidos, todos com resultados negativos.

Nos domicílios foram realizados a testagem de 22 pessoas, sendo que cinco resultaram em positivo e 17 em negativo.  Em um hospital da rede, particular 12 mulheres, entre 15 e  74 anos, e sete homens, entre 14 e 48 anos, realizaram os testes Swab. Em um laboratório particular, foram coletados material em 10 pessoas, que testaram positivo.

Óbito

No dia 13 de agosto uma mulher de 84 anos realizou teste para o diagnóstico da Covid-19 na Unidade de Pronto Atendimento, no qual resultou positivo. Com histórico de hipertensão, diabetes e comprometimento renal, foi encaminhada ao Hospital Regional de Gurupi e não resistiu morrendo nesta quinta-feira, 20.

Gurupi contabiliza nesta quinta-feira 6.415 casos descartados, 500 suspeitos, 2.086 confirmados, destes, 1.142 estão recuperados, 918 em tratamento e 26 óbitos.

Internações

Permanecem na Unidade de Terapia Intensiva (UTI-Covid) do Hospital Regional de Gurupi três mulheres de 33, 52, 77, anos, e três homens de 45, 60 e 86 anos.

Na ala clínica-covid estão uma mulher de 79 anos e cinco homens de 49, 69, 75, 76 e 81 anos.

Confira o Boletim Completo

Recomendações

O Comitê Gestor de prevenção ao coronavírus reforça que as medidas de prevenção são extremamente necessárias para evitar a transmissão principalmente aos grupos de risco. O esforço deve ser coletivo e o isolamento social deve ser priorizado. O momento não é para festividades, confraternizações, encontro de amigos e familiares, visitas, viagens, pois a atual situação exige que o isolamento social seja prioridade. Quanto menos contato com outras pessoas, menor é a chance de ser infectado pelo coronavírus. Dessa forma o cidadão irá proteger tanto seus familiares quanto outras pessoas e evitar a propagação do vírus.