Boletim COVID-19|

O Comitê Gestor de Prevenção ao Coronavírus de Gurupi informou que até às 14h desta segunda-feira, 24, foram confirmados pelo Laboratório Central do Estado (Lacen) 44 novos casos de Covid-19 na cidade. São 23 mulheres com idades entre 07 e 72 anos; e 21 homens, entre 03 e 74 anos.

A Vigilância  Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde informou a alta do isolamento domiciliar de 33 mulheres e 38 homens.

Não foram liberados os exames realizados na Unidade de Pronto Atendimento (UPA).

Confirmação de Óbitos

A Vigilância Epidemiológica informou quatro óbitos. O primeiro, ocorreu no dia 16 de agosto e informação foi liberada pela unidade hospitalar somente nesta segunda-feira. Trata-se de um homem de 81 anos, que no dia 21 de julho foi atendido na UPA, apresentando falta de ar, entre outros sintomas. Ele foi encaminhado ao Hospital Regional de Gurupi e permaneceu no local até o dia 16 de agosto. O resultado do exame que resultou positivo só foi liberado após a morte.

O segundo registro também é de um homem que a morte ocorreu no dia 21 de agosto. Ele tinha 74 anos, cardiopata e tratava de um câncer, realizou o teste para o diagnóstico da Covid-19 na UPA, que resultou em positivo. Foi encaminhado na mesma data para o HRG, mas não resistiu.

No dia 22 de agosto, um homem de 76 anos, hipertenso, diabético, também foi atendido na UPA, realizou o exame e testou positivo. Foi encaminhado ao HRG e não resistiu morrendo na mesma data.

A quarta morte registrada é de uma mulher de 33 anos que foi atendida na UPA no dia 13 de agosto, com febre, falta de ar e testou positivo para Covid-19. Ela era diabética. Foi encaminhada ao Hospital Regional de Gurupi, entubada e permaneceu até esta segunda-feira, 24, não resistindo à doença.

Gurupi contabiliza nesta segunda-feira, 6.897 casos descartados, 290 suspeitos, 2.283 confirmados, destes 1.344 pessoas estão recuperadas, 909 em  tratamento e 30 óbitos.

Internações

Estão internadas na Unidade de Terapia Intensiva (UTI-COVID) do Hospital Regional de Gurupi (HRG) duas mulheres, de 52 e 77 anos, e dois homens de 60 e 86 anos. Todos em estado grave.  Na ala clínica-covid estão uma mulher de 79 anos e dois homens de 81 anos. Todos em estado moderado.

Em um hospital da rede particular está na UTI um homem de 84 anos, em estado moderado, e na ala clínica estão três homens de 56, 59 e 71 anos. Todos em estágio moderado da doença.

Confira o Boletim Completo

Recomendações

O Comitê Gestor de prevenção ao coronavírus reforça que as medidas de prevenção são extremamente necessárias para evitar a transmissão principalmente aos grupos de risco. O esforço deve ser coletivo e o isolamento social deve ser priorizado. O momento não é para festividades, confraternizações, encontro de amigos e familiares, visitas, viagens, pois a atual situação exige que o isolamento social seja prioridade. Quanto menos contato com outras pessoas, menor é a chance de ser infectado pelo coronavírus. Dessa forma o cidadão irá proteger tanto seus familiares quanto outras pessoas e evitar a propagação do vírus.